Um estudo realizado por médicos e pesquisadores da Academia Espanhola de Dermatologia e Doenças Venéreas aponta que manifestações na pele podem ser sintomas de infecção pelo novo coronavírus.
Os médicos relataram pacientes com erupções similares a geladuras nos pés e nas urticariformes, erupções máculo-populares e livedo-reticularis (necrose por obstrução vascular). As alterações cutâneas devem servir de alerta, mas a ida ao hospital é necessária apenas em casos de problemas respiratórios relacionados à Covid-19.
A pesquisa aponta que algumas das manifestações são comuns e podem ter diversas causas. Por isso, os médicos devem ser cuidadosos ao tentarem diagnosticar um paciente com coronavírus a partir de sintomas na pele.
Segundo o Dermatologista Tiago Silveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as lesões de pele causadas pela Covid-19 podem aparecer antes ou depois dos sintomas respiratórios da doença. "A dica é: se tiver alguma lesão na pele, procure um dermatologista e faça a avaliação o mais rápido possível”, afirmou Tiago.
Tiago Silveira, Dermatologista
Lesões encontradas em pacientes da Covid-19:
* Dedos de covid- As inflamações na pele possuem um tom rosado, podendo evoluir para roxo. A pele pode adquirir um aspecto rachado (semelhante a frieiras) e com bolhas também. O sintoma costuma desaparecer sem tratamento depois de algumas semanas.
* Erupções vesiculares- Encontradas em 9% dos casos, mais frequentes em pacientes de meia idade, associados a diagnósticos de gravidade intermediária.
* Lesões urticariformes- Elas consistem em áreas de pele rosa ou branca, semelhantes a erupções cutâneas de urtiga, que geralmente causam coceira.
* Erupções máculo-papulares- Maculopápulas são pequenas, achatadas e elevadas protuberâncias vermelhas.
* Livedo-reticularis ou necrose por obstrução vascular- Presente em 6% dos casos, Livedo é uma condição em que a circulação nos vasos sanguíneos da pele é prejudicada.