Não há dúvidas de que o novo modelo de trabalho será muito diferente da vida no escritório anterior à pandemia da Covid-19. O fechamento de escritórios e empresas físicas não essenciais testou a eficácia de forças de trabalho totalmente virtuais, que se mostraram bem-sucedidas quando as tecnologias e ferramentas de rede certas estão em uso. Voltaremos não a um, mas a muitos tipos de locais de trabalho - escritórios tradicionais, residências ou de qualquer lugar - onde nossa segurança deve ser garantida e entre os quais devemos nos mover sem problemas, sem comprometimento da fluidez e eficiência do trabalho.
A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE), apresentou um conjunto de soluções inovadoras para os novos modelos de trabalho com três cenários de retorno: voltando ao escritório e locais de trabalho, trabalhando em casa e, finalmente, o escritório reinventado. Com as soluções de rede nativas na nuvem da Aruba baseadas em IA, cada cenário indica os passos que as organizações podem seguir para agilizar a retomada dos negócios e implementar tanto o rastreamento de contatos quanto soluções sem contato que preservam a saúde dos funcionários e visitantes.
“O novo local de trabalho fluido requer consciência contextual, adaptabilidade e escalabilidade em nível global - tudo sem brechas de segurança”, disse Partha Narasimhan, CTO e pesquisador sênior da Aruba. “Ao longo da pandemia, a infraestrutura de IA da Aruba se adaptou para otimizar os ambientes de trabalho reimaginados dos clientes. Foram meio milhão de espaços em todo o mundo que tiveram que se adaptar, migrando do escritório para casa times enormes de callcenter e também outros departamentos essenciais à operação”.
Volta ao escritório
Os locais de trabalho tradicionais contam com ferramentas de rastreamento de localização e contato com inteligência artificial para permitir soluções de monitoramento de distanciamento que os tornem mais seguros para funcionários, estudantes, pacientes, clientes e visitantes. Por meio de inovações lideradas pela Aruba ou implementadas em conjunto com os Parceiros de Tecnologia da Aruba, essas soluções usam rádios IoT e Bluetooth já incorporados nos access points da Aruba e gerenciados a partir de um único painel. As soluções operam na infraestrutura Aruba existente, eliminando a necessidade de substituição, e aproveitam aplicações baseadas na nuvem que são fáceis de ativar e acessíveis para implantar.
Rastreamento de contato e localização
A Aruba vai lançar hoje (9), no evento Atmosphere Digital, um novo conjunto de ferramentas nativas de rastreamento de contato e localização para clientes baseados em Wi-Fi e Bluetooth. Para recursos expandidos, os Parceiros de Tecnologia da Aruba AiRISTA Flow, CXApp, Kiana Analytics, Modo Labs e Skyfii se integram às infraestruturas da Aruba para monitorar o distanciamento social e o tamanho de grupos, além de gerar rastreamento de indivíduos potencialmente expostos.
Gerenciamento de visitantes sem contato
No novo ambiente de trabalho, as organizações devem procurar evitar o contato físico com as recepcionistas ou optarem por tablets de autoatendimento para check-in. A Aruba e seus parceiros digitais, como a Envoy, permitem pré-registro, notificação automatizada do host e geração de acesso individualizado ao Wi-Fi, tudo com zero contato humano.
Monitoramento de saúde baseado em vídeo e IA
A identificação e a assistência proativas de funcionários e visitantes infectados com o novo coronavírus mantêm todos no local de trabalho mais seguros. A HPE Pointnext e os parceiros da Aruba podem oferecer suporte a soluções termográficas sem contato que medem a temperatura de grupos de pessoas simultaneamente. Ideal para lobbies e outras áreas de alto tráfego, a solução conta com resposta de voz automatizada e interfaces com portais de controle de acesso.
Trabalhando de casa
Uma solução eficaz para trabalhar em casa a longo prazo deve oferecer uma experiência segura que aprimora a eficiência, a criatividade e a produtividade.
Diferentemente das soluções que usam equipamentos de rede adaptados ao consumidor, a Aruba fornece hardware de trabalho remoto de nível corporativo, juntamente com instalação plug-and-play, segurança baseada em identidade e gerenciamento nativo na nuvem para implantação rápida, simples e escalável. Em uso desde 2008, as soluções de home office da Aruba são dimensionadas para acomodar organizações de qualquer porte.
Acesso remoto seguro a recursos críticos
Os pontos de acesso remoto (RAPs) da Aruba e os gateways estendem o acesso a aplicações e serviços corporativos hospedados localmente ou na nuvem pública, em qualquer lugar em que os funcionários trabalhem. Compatíveis com redes de banda larga e celular, os RAPs fornecem conectividade Ethernet e sem fio para que os funcionários possam usar telefones IP, terminais VDI, consoles comerciais e dispositivos móveis em locais remotos com a mesma segurança e qualidade de serviço disponível no escritório.
Acesso móvel seguro e contínuo
A VPN Aruba Virtual Intranet Access (VIA) fornece conectividade segura a laptops, telefones e tablets. Diferentemente de outras soluções VPN que exigem que o cliente configure camadas adicionais de proteção, o VIA inclui um firewall incorporado que segmenta de forma inteligente o tráfego e aplica as políticas de segurança a cada usuário.
"Por muito tempo, as organizações trataram os locais de trabalho como uma opção binária - somos alocados em um escritório ou somos trabalhadores remotos", afirmou Ryan Anderson, vice-presidente de Inovação Digital da Herman Miller. “A obrigatoriedade atual de trabalhar remotamente abriu as portas para uma nova realidade híbrida, que tanto os designers quanto os tecnólogos precisam considerar no futuro. Um ambiente confortável, seguro e confiável para trabalhar em casa será um requisito essencial para esta nova era.”
O escritório reimaginado
A tendência recente do escritório corporativo moderno - espaços de trabalho abertos e colaborativos - em breve precisará ser revalidada. No futuro, as organizações estão considerando mudanças duradouras no layout do escritório e na frequência de visitas de funcionários, que serão mais sob demanda e modulares do que nunca. Esse tipo de espaço da próxima geração impõe desafios à infraestrutura tradicional de rede e segurança de um ambiente de trabalho estático.
O escritório se tornará cada vez mais inteligente usando Wi-Fi, Bluetooth, sensores de IoT e outros recursos que foram usados na fase de reabertura pós Covid-19, mas que podem ser reaproveitados para fornecer ferramentas que melhoram a experiência dos funcionários, além de segurança e gestão de novas situações de crise ou emergência. Para ajudar os clientes nessa transformação do escritório e do estilo de trabalho, a Aruba estabeleceu relacionamentos com os principais líderes no campo da arquitetura, design e mobiliário de escritórios, como a Herman Miller, cujos produtos, em conjunto com a infraestrutura de IA da Aruba, podem ajudar os clientes a redefinir espaços de próxima geração.
Para saber mais sobre o que a Aruba tem a oferecer para o local de trabalho do futuro, acompanhe o Atmosphere Digital, hoje (9): https://www.arubanetworks.com/atmosphere/