Em entrevista realizada hoje (10), o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou a antecipação da reabertura dos shoppings para amanhã (11) com medidas restritivas, como uso de máscaras, utilização de álcool gel e capacidade reduzida de frequência nos grandes centros comerciais, que farão também a medição da temperatura das pessoas. Quem estiver febril será aconselhado a procurar um posto médico.
"O funcionamento será de 12 às 20h e esperamos um movimento menor, pois a capacidade das lojas será de 30%. As lojas de rua seguem fechadas até 1° de julho", disse Crivella, lembrando que idosos, obesos, diabéticos e cardíacos seguem em casa de quarentena. A aposta da Prefeitura para evitar aglomerações é a abertura mais tarde do que habitual, bem como o fechamento mais cedo.
Um dos argumentos de Crivella foi a queda da demanda de pacientes do novo coronavírus. Ele afirmou que a rede municipal de saúde está com leitos vagos. "Nos baseamos no número de óbitos, na oferta de leitos de UTI e na evolução dos casos confirmados. É importante reabrirmos o comércio para movimentar a economia e gerar empregos, pois já estamos com 70 dias parados", disse o prefeito, revelando que este parâmetro pode ser alterado caso o número de óbitos volte a subir.