TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Coletivo de artistas realiza cadastro para facilitar assessoria na Lei de Emergência Cultural

Objetivo é mapear produção cultural, agentes culturais, artistas e entidades culturais dos dois municípios

Por Portal Eu, Rio! em 11/06/2020 às 06:49:00

O Coletivo Ponte Cultural abriu inscrições para cadastros de artistas das cidades de Itaboraí e São Gonçalo. O objetivo inicial é o mapeamento da produção cultural, agentes culturais, artistas e entidades culturais destas cidades, formando um banco de dados para conhecimento do Poder Público, da iniciativa privada e da população de modo geral, permitindo a integração e visualização das informações em âmbito nacional.

O cadastro será uma ferramenta importante para a criação de estratégias para divulgar e oportunizar o trabalho destes profissionais e para qualificação jurídica na participação em eventos culturais públicos e privados, além da obtenção de dados fundamentais para elaboração de políticas públicas dos dois municípios atendidos.

Segundo o diretor do movimento Social, Marcos Moura, os dados obtidos com “Cadastro de Artistas”, auxiliará os municípios no processo do Projeto de Lei de Emergência Cultural (PL 1075/2020), batizado como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, e ainda revelarão os principais aspectos da oferta e da demanda de bens e serviços culturais das/nas cidades. “O cadastro vai facilitar, por exemplo, o contato entre os contratantes de serviços culturais e os artistas, além de elaboração de políticas públicas e projetos de Leis que demandam dados como o mapeamento de artistas”, disse Marcos.

Nada do gênero havia sido implantado nestas cidades até o momento. Desta forma, o movimento social tem se empenhado em criar um banco de dados dos artistas e agentes culturais para organizar e sistematizar as informações para a construção de indicadores relacionados ao setor cultural.

O que é o Ponte Cultural?

O Coletivo Ponte Cultural é um movimento social do segmento cultural com ações de impacto social que surgiu em 2016 promovendo a inclusão social através do acesso à cultura e à educação superior. Na sede do Coletivo Ponte Cultural são oferecidas gratuitamente cursos de teatro, cinema e tv, desenho realista, danças urbanas, teclado, violão, piano e o pré vestibular comunitário. Juntos somam 137 alunos nos cursos de artes e 70 alunos no pré-vestibular. O grupo é responsável por diversos projetos culturais em Itaboraí e em São Gonçalo, como o Cine Tamoio - Festival de Cinema; a produção do longa metragem "Proteção"; além de saraus e cineclubes.

De acordo com a universitária de Estudos de Mídias e assessora de Educação do Coletivo Ponte Cultural, Isabela Nobre, o cadastro dos artistas é importante para mapear a diversidade cultural e artística das regiões e, a partir desse ponto, conseguir elaborar melhores políticas públicas para a cultura. "Vejo que as prefeituras estão atrasadas nesse assunto. Com isso, perdem grandes oportunidades de fomentar a cultura em seus municípios", declarou a estudante.

Os interessados devem acessar o cadastro através do link https://goo.gl/8BTnpZ

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

Serviço:

O Coletivo Ponte Cultural se localiza na Avenida Afonso Salles, 206, sala 309, 4° andar, Apolo II.

Tel: 21 99266-0026

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.