Policiais militares do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), pertencentes ao 24º BPM (Queimados), após coleta de dados e informações passadas pelo Disque Denúncia (2253-1177), prenderam na Rua 8, na Vila Margarida, em Itaguaí, Região Metropolitana do Rio, o criminoso, foragido da Justiça, Jonas Chagas Pinto, vulgo “Branquinho”, de 31 anos. Ligado a facção criminosa Comando Vermelho (CV), ele é atualmente o chefe do tráfico de drogas da Comunidade do Sem Terra em Itaguaí.
Guarnições do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e Patamo 2°CIA, com informações acerca do traficante, realizaram patrulhamento para verificar o fato. Na Rua Oito, na Comunidade Cação, os policiais avistaram dois homens nervosos em uma motocicleta. Na tentativa de abordá-los, os mesmos tentaram fugir. Foi realizado o cerco e o traficante “Branquinho” foi encontrado em um terreno vazio, com uma mochila contendo os seguintes materiais: 01 pistola Taurus G3; 9 mm; sem numeração; 01 rádio Transmissor; 1.100 papelotes de maconha = 1,650 kg 06 tabletes de maconha= 6kg. O outro criminoso conseguiu fugir do local.
Diante dos fatos, o traficante e o material apreendido foram levados à 50ª DP (Itaguaí), onde foram tomadas as medidas cabíveis. Foi constatado que contra ele havia um Mandado de Prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), com pedido de recaptura, em razão de que, em outubro de 2021, ele regrediu ao regime aberto, estabelecendo a Prisão Albergue Domiciliar (PAD) no Sistema de Fiscalização por Monitoramento Eletrônico, que foi descumprido. Ele cumpria onze anos de prisão, sendo que ainda faltavam, a serem cumpridos, cinco anos, por vários crimes.
O 3ºCPA/24ºBPM pede que quem tiver informações sobre foragidos da Justiça, ligue e denuncie imediatamente ao Disque Denúncia pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Anonimato Garantido
Fonte: Portal dos Procurados/Disque Denúncia/Polícia Civil