TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Vice de Bolsonaro chama negro de malandro e indígena de indolente

Durante evento no RS, general Mourão disse que se baseou em 'estudiosos gabaritados' para se manifestar

Por Edir Lima em 07/08/2018 às 20:09:51

(FOTO: Divulgação)

A declaração do General Antonio Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições de 2018, ressaltando que o Brasil herdou "indolência" da cultura indígena e "malandragem" do africano gerou reação de entidades. O general fez a declaração durante um evento em Caxias do Sul (RS).

"E o nosso Brasil? Já citei nosso porte estratégico. Mas tem uma dificuldade para transformar isso em poder. Ainda existe o famoso 'complexo de vira-lata' aqui no nosso País, infelizmente", disse o vice de Bolsonaro.

"Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem. Nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Infelizmente, gostamos de mártires, líderes populistas e dos macunaímas", afirmou Mourão.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou, por meio de nota, que repudia veementemente a declaração do general, e que ela alimenta o racismo. A entidade destacou ainda que a fala é injusta, injuriosa e criminosa, e deve ser investigada pelo Ministério Público Federal.

"Tais declarações explicitam profunda ignorância e alimentam o racismo de parcela da sociedade brasileira contra essas populações historicamente injustiçadas e massacradas em nosso país", diz o Conselho na nota.

A ONG Educafro informou estar preocupada com a visão "equivocada" da participação do povo negro na construção do Brasil. Para a ONG, a fala do general Mourão é "ofensiva" à comunidade negra.
Mourão se defende

Em sua defesa, Mourão disse que seu comentário não foi racista, mas "muito pelo contrário".

"Quiseram colocar que o Bolsonaro é racista, agora querem colocar em mim. Não sou racista , muito pelo contrário. Tenho orgulho da nossa raça brasileira", afirmou. "O que eu fiz foi nada mais nada menos que mostrar que nós, brasileiros, somos uma amálgama de três raças, a junção do branco europeu com o indígena que habitava as Américas e os negros africanos que foram trazidos para cá", disse ele.

A fala do vice de Bolsonaro lhe rendeu uma posição nos assuntos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (7).
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.