Em 1991 a banda Pearl Jam lançou o seu primeiro disco de estúdio, Ten, e rapidamente se tornou um dos nomes mais importantes do planeta.
Ícones do grunge e nome presente no mainstream até hoje, o grupo liderado por Eddie Vedder causou um impacto gigantesco na cultura mundial e boa parte do sucesso do primeiro álbum se deve ao single “Jeremy”.
A poderosa canção tem uma temática pesada e fala sobre um garoto que tira a própria vida com uma arma apontada à boca em sua sala de aula.
Tão forte quanto o som, o clipe lançado para divulgar a canção também fez história na MTV mas teve que ir ao ar com uma versão censurada, por retratar temas delicados que, segundo a emissora, eram explícitos.
Agora, a banda de Seattle disponibilizou uma versão não censurada do clipe de “Jeremy” como parte de uma série de ações ligadas ao “We Wear Orange Day”.
Reprodução YouTube
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população norte-americana a respeito da violência causada por armas de fogo, e ao liberar a versão não censurada, o Pearl Jam disse que “o aumento na violência por armas desde o lançamento de ‘Jeremy’ é assustador”.
Junto com o clipe também uma nova versão de camisetas que têm a arte da capa do single lançado em 27 de Setembro de 1992 como parte da campanha de divulgação de Ten.