O PSB (Partido Socialista Brasileiro) fluminense anunciou nesta terça-feira aliança com o candidato do PDT ao Governo do Estado, deputado estadual Pedro Fernandes. Indicou o deputado estadual Dr. Julianelli para ser o vice na chapa do pedetista. A decisão ocorreu após reunião da executiva regional socialista. A convenção da legenda foi no último dia 3. Para completar a coligação, o vice-presidente regional do PDT, José Bonifácio Novellino, é o candidato ao Senado Federal.
A aliança, que era esperada para a corrida presidencial, com o candidato do PDT a presidente, Ciro Gomes - mas, foi abortada após acordo do partido com o PT, que fez com que os socialistas decidissem pela neutralidade - é para justamente fortalecer a candidatura de Ciro, dando-lhe precioso espaço no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio destinado ao candidato a governador, a senador e aos candidatos a deputado federal e estadual. Tendo se coligado apenas com o Avante, Ciro terá apenas 40 segundos no horário eleitoral destinado aos presidenciáveis.
Nota da Executiva
Eis um trecho da nota da Executiva Estadual do PSB:
"(...) Com o objetivo de somar à campanha de Ciro Gomes, fortalecendo seu palanque em nosso estado e agregando tempo de televisão e rádio para a exposição de suas ideias e propostas para a Presidência, o PSB-RJ aprovou a coligação neste domingo e apresentou o nome do deputado estadual Dr. Julianelli, parlamentar que honra nossa bancada na Assembleia Legislativa, para o cargo de vice-governador. Ele irá compor a chapa com o deputado estadual Pedro Fernandes Neto, nome apresentado pelo PDT ao cargo de governador.
Frente às sombras de retrocessos que pairam sobre estas eleições, o PSB/RJ entende ser crucial haver, no segundo turno das eleições presidenciais, uma candidatura progressista viável. A nosso ver, Ciro Gomes tem a capacidade de agregar apoios e aprovar um projeto de país condizente com os ideais do PSB, em especial o compromisso inadiável com a redução das desigualdades.
Desta forma, o PSB-RJ caminha no sentido da resolução aprovada pelo partido em seu Congresso Nacional, realizado no mês de março - de fazer alianças com candidaturas do campo progressista -, e em consonância com vários outros diretórios regionais do partido, como os do Distrito Federal e do Espírito Santo, para a retomada de um projeto nacional de crescimento com inclusão e justiça social", disse um trecho do documento.
Sobre Pedro Fernandes - Filho da vereadora Rosa Fernandes e neto do falecido deputado estadual Pedro Fernandes, o pedetista foi o deputado estadual mais jovem a ser eleito na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com apenas 23 anos, em 2007, pelo extinto PFL.
Em 2008, Pedro foi candidato a vice-prefeito da capital na chapa de Solange Amaral. Dois anos depois, já filiado ao PMDB, se reelegeu deputado com quase 70 mil votos. O parlamentar já está em seu terceiro mandato na Alerj. Em sua trajetória pública, o político foi secretário estadual de assistência social e direitos humanos, durante o governo Cabral, e secretário de assistência social do município do Rio de Janeiro, em 2017.