TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Quarteto Françaix se apresenta na Cidade das Artes

Neste fim de semana, o grupo retorna ao palco do Rio e comemora aniversário

Por Jonas Feliciano em 08/08/2018 às 10:15:18

Foto: Divulgação

No próximo sábado, 11, o Quarteto Françaix vai aterrissar no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Em sua rara formação, o grupo tem por objetivo divulgar o repertório original para oboé e corne inglês com trio de cordas, suas possibilidades de adaptações e arranjos em diferentes estilos, além de estrear obras inéditas.

"Consideramos o Teatro de Câmara da Cidade das Artes um dos melhores do país. Acusticamente, ele é sensacional, além de oferecer um espaço maravilhoso. Para nós, já foi uma honra fazer a estreia neste local. Após 3 anos de caminhada do quarteto, retornar a este teatro é um privilégio. Principalmente, num momento em que nos sentimos mais maduros", declarou Maria Fernanda, instrumentista e integrante do Françaix.

O Quarteto vem realizando concertos na cidade do Rio de Janeiro e região, em séries como a Temporada Sesi de Música Clássica, Quintas Musicais do Teatro Arthur Azevedo em Campo Grande (RJ), Centro de Artes UFF em Niterói e Quartas Instrumentais do BNDES. E também pelo interior de São Paulo, através do Sesi-SP, onde realizou concertos em cidades como Franca, São José do Rio Preto, Piracicaba e Araraquara.

"Como diferencial do nosso quarteto, podemos destacar a utilização do oboé. A partir daí, temos o desafio do equilíbrio dos timbres, pois geralmente este instrumento toca solo numa orquestra sinfônica. No entanto, temos a oportunidade de reproduzir obras originalmente escritas para nosso grupo e esta formação. Além disso, teremos o corne inglês que desde o início deixou tudo mais interessante e desafiador", adiantou o violinista Nikolay Sapoundjiev.

Para esta apresentação, o grupo realizará obras de Mozart, Britten, Jean Françaix (em cuja homenagem o quarteto ganhou o nome) e Villa Lobos. O quarteto é formado por Maria Fernanda Gonçalves (oboé e corne inglês), Nikolay Sapoundjiev (violino), Samuel Passos (viola) e Emilia Valova (violoncelo). Todos integrantes da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). O evento acontece a partir das 20h e os ingressos custam entre R$20 a R$40,00.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.