Clientes do Centro de Entrega de Encomenda (CEE) dos Correios, localizado do bairro Colubandê, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, estão enfrentando dificuldades para a retirada de encomendas. No Município, muitos bairros são considerados área de risco e os carteiros não realizam entregas. Com isso, quem precisa receber encomenda tem que ir até uma agência dos Correios para retirar, criando grandes filas e aglomeração de pessoas, algo inapropriado em tempos de pandemia.
São Gonçalo sempre enfrentou dificuldade com a qualidade dos serviços prestados pelos Correios, mas por conta do novo coronavírus, o atendimento ficou ainda mais deficiente.
"Um verdadeiro absurdo! Fiz uma compra mês passado que caiu no depósito de Alcântara e não precisei retirar. Foram lá em casa e entregaram normalmente. Mas todas as vezes que cai aqui no Colubandê é esse transtorno!", desabafa Josemar Souza, que no momento está desempregada.
Outra reclamação dos clientes é o prazo para a liberação das encomendas. A empresa tem levando em média mais de 20 dias, para liberar. "Estou com outras encomendas que comprei e paguei para ser entregues via Sedex. Hoje faz 28 dias e, até agora, eles ainda não liberaram a retirada e nem realizaram a entrega", contou a fotógrafa Soraya Oliveira.
O que disse os Correios?
Em nota enviada para o Portal Eu, Rio!, os Correios informaram que estão seguindo a determinação do Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, que define os serviços postais como essenciais. Dessa forma, a empresa vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.
A rotina de entregas e o atendimento nas agências estão ocorrendo em todo o país, seguindo as medidas de segurança adotadas.
No Rio de Janeiro, 98% do total de agências estão abertas ao público. Há disponibilização de álcool em gel e máscaras aos empregados e foram instalados 277 painéis de acrílico para os guichês de atendimento. Também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados.
Ainda na área de atendimento, há o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos. Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada. Devido às medidas preventivas adotadas, contingencialmente algumas unidades podem sofrer alterações no funcionamento e na entrega das encomendas.
Quanto ao Centro de Entrega de Encomenda (CEE), localizado do bairro Colubandê, em São Gonçalo, os Correios esclarecem que "no que se refere ao serviço de distribuição na região do CEE São Gonçalo, estão sendo realizadas operações especiais para regularizar as entregas, inclusive com a contratação de terceirizados.
A empresa lamenta eventuais transtornos e reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades. Os Correios estão à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.