Agentes da Operação Méier Presente apreenderam na tarde desta terça-feira (06) dois menores acusados de roubar celulares nas intermediações da Rua Venceslau no bairro do Méier na Zona Norte do Rio. Com eles foram apreendidos dois smarphones, um Lenovo e outro Motorola modelo Moto G5.
De acordo com a Polícia Militar, o patrulhamento da Operação Méier Presente fazia a patrulha da região quando foram abordados por diversas pessoas que viram uma senhora, que teve o seu nome divulgado, ser roubada por dois homens na Rua Venceslau, tendo levado o aparelho celular da vítima. Chegando ao local, os agentes identificaram os assaltantes, dois rapazes menores de idade, um de 15 e outro de 14 anos.
Após encontrarem o aparelho da vítima e mais outro também fruto de roubo, os dois menores foram levados para a 26ª DP (Méier) e posteriormente para a Cidade da Polícia CG Norte.
Segurança Presente
A Operação Méier Presente faz parte do programa Segurança Presente, uma parceria do governo do estado com o Serviço Social do Comércio (SESC) e abrange atualmente cinco áreas da cidade do Rio. Além do Méier, única localidade da Zona Norte por enquanto no programa, também fazem parte as regiões do Museu do Amanhã e da Lapa no Centro. Na Zona Sul, os bairros do Flamengo e da Lagoa possuem patrulhamento atualmente, mas a partir do próximo dia 20, o Segurança Presente também chegará ao Leblon.
Em quatro anos e meio de funcionamento, o programa já efetuou mais de 12 mil prisões em flagrante, de acordo com números da Secretária de Estado de Governo do Rio. Sendo 46% deles por porte de drogas.
No entanto, de acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de roubos de rua, onde são englobados assaltos a transeuntes, celulares e também em ônibus na região do Méier ainda é alto. Em 2015, um ano antes da operação Méier Presente o número de crimes desse tipo era 1494 registros. Em 2017, com um ano do programa implementado na região, ele até chegou a cair para 1396 casos, no entanto os números deste ano mostram novo crescimento, chegando a 1421 ocorrências.