O veículo mais conhecido e um dos mais vendidos de todos os tempos já é um senhor de 85 anos: o Fusca, da Volkswagen, fabricante alemã. O compacto ganhou até data de celebração mundial: 22 de junho, ou seja, hoje!
O início não foi dos mais interessantes. Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o carro – construído em formato de “besouro” - contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo dos anos, ele se atualizou, mas as histórias o tornaram o veículo mais querido pelos motoristas.
No Brasil, a música “Fuscão Preto”, lançada pelo Trio Parada Dura em 1981 e regravada por Almir Rogério no ano seguinte foi a mais tocada das paradas de sucesso de 1982. A canção, entoada por milhões de brasileiros, contava a estória de uma moça casada que “foi vista com outro pela cidade a rodar num Fuscão Preto, que era feito de aço, mas fez o coração do rapa em pedaços”.
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Fusca alemão: Foto: Reprodução
2) Carro familiar
A ideia de que o compacto deveria ser realmente acessível era levada a sério. Por exigência do ditador nazista, o projeto, obrigatoriamente, deveria trazer algumas características: ser capaz de carregar dois adultos e três crianças, além de manter a velocidade média de 100 km/h sem ultrapassar o consumo de 13 km/litro de combustível. Por fim, seu preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (ou o valor de uma boa motocicleta na época);
3) Pagamento antecipado
A "Gesellschaft Zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen" ("Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão") e o grupo "Kraft durch Freude" ("Força pela Alegria") ficaram responsáveis pela fabricação e vendas do Fusca. A princípio, o automóvel seria vendido por um sistema em que o interessado deveria pagar cinco marcos por semana e tomar posse do carro apenas depois de completar os pagamentos. Mesmo não sabendo quando teriam seus VW, cerca de 175 mil alemães aderiram ao plano;
4) O início das exportações
Em 26 de maio de 1938 foi inaugurada oficialmente a primeira fábrica do VW Sedan, na Alemanha. Porém, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, sua produção acabou sendo substituída pela de utilitários e anfíbios derivados do projeto do Fusca, o que paralisou a produção durante o conflito. Após esse período, o país, já dividido, retomou a produção na antiga fábrica sob o comando dos britânicos, em agosto de 1945. Para dar segmento aos trabalhos, os ingleses decidiram chamar Heinz Nordhoff para assumir a fábrica, em 1948, um ex-executivo da Opel. Logo Nordhoff percebeu que a única forma de expandir a linha de produção era investir na exportação dos Fuscas, particularmente para os Estados Unidos - foi a hora dos besourinhos fazerem sucesso mundo afora.
Início das exportações do Fusca. Foto: Reprodução
Os 30 primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950, importados pela família Matarazzo. As décadas de 1960, 1970 e início dos 1980 foram totalmente dominadas pelas vendas do compacto. Neste período havia 2.878.890 unidades do automóvel pelas ruas brasileiras. Em uma pesquisa realizada em 1963, ele foi eleito o carro preferido de 82,8% dos brasileiros. Em 1972, um em cada dois brasileiros saíam das concessionárias ao volante de um Fusca. Já em 1986, 30 % da frota nacional ainda era composta por fuscas;
6) O queridinho do mundo
Com um número recorde de 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é o carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projeto desde o seu início com Ferdinand Porsche. Mesmo Toyota Corolla e Volkswagen Golf passaram por várias gerações para acumular números milionários de vendas. O Fusca só perde seu posto de veículo produzido por mais tempo para a Volkswagem Kombi. Vale lembrar que o último dos cerca de 22 milhões de exemplares do VW foi feito no México em 2003;
7) Produção nacional
No Brasil, a primeira unidade do carro montada aqui foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959 com o nome oficial Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, só naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro.
Primeiros "Fuscas Brasileiros" saem da fábrica em 1959. Foto: Reprodução
8) Fusca rodado
O Fusca que mais rodou marcou o equivalente a 3,1 milhões de quilômetros. O A quilometragem foi percorrida pelo motorista californiano Albert Klein, entre 1963 e janeiro de 1995. Besourinho duro na queda, não é?
9) Amado no Brasil
O "Encontro Nacional do Fusca", de 1995, está registrado no Livro do Recordes com a marca de 2.728 carros da Volkswagen reunidos no Autódromo de Interlagos (sendo a maioria deles, Fuscas). Ainda, de acordo com a FBVA, atualmente existem 205 clubes de “fusqueiros” registrados no país, sendo 94 na região Sudeste, 76 na Sul, 22 no Nordeste, 12 na Centro-Oeste e 1 no Norte.
Encontro de Fuscas no Brasil, em 1995, com recorde mundial: 2.728 carros. Foto: Reprodução
10) Um carro: muitos nomes
Como já dissemos, o Fusca ganhou diferentes nomes ao redor do mundo, mas, na maior parte dos países, o seu apelido remete ao formato arredondado do inseto com o qual ele se parece. Confira como o compacto é chamado em alguns lugares: