APrefeitura do Rio entregou hoje (23), 143 novos equipamentos ao Hospital Miguel Couto e ao Centro de Emergência Regional (CER) do Leblon, na Zona Sul. A iniciativa é mais uma no processo de modernização do parque tecnológico da rede de saúde municipal, que já beneficiou a população que recebe atendimento em seis unidades. Entre os aparelhos que chegaram, com investimento de R$ 10 milhões, estão um tomógrafo de 128 canais – o mais avançado que existe e de importância fundamental para o diagnóstico e o tratamento da covid-19 –, um raio-x digital, 34 respiradores e 54 monitores, além de carrinhos de anestesia, aparelhos de ultrassonografia, eletrocardiógrafos, desfibriladores e focos cirúrgicos de LED.
– Há muito tempo o Miguel Couto não via tanto equipamento novo. A cidade do Rio está se destacando no enfrentamento da covid-19. Aqui foi construído o hospital de campanha que funcionou primeiro, e que continua salvando vidas. O povo olha para nossos médicos com admiração e respeito, porque são verdadeiros heróis da nossa sociedade. E nossa atuação não se limita só aqui ao Rio, estamos ajudando a abrir 180 leitos de UTI pelo estado todo, com a cessão de aparelhos para outros municípios – declarou o prefeito Marcelo Crivella.
Crivella: "estamos ajudando a abrir 180 leitos de UTi no Estado do Rio"
Veja a lista dos equipamentos entregues ao Miguel Couto e ao CER
O Hospital Miguel Couto recebeu 67 aparelhos:
- 01 tomógrafo de 128 canais;
-10 respiradores;
-10 monitores;
-01 aparelho de raio-x digital;
-21 aparelhos de eletrocardiograma;
-03 aparelhos de ultrassonografia;
-02 aparelhos de anestesia;
-09 focos de led de teto;
-10 focos de LED auxiliares.
Outros 76 foram destinados ao CER Leblon:
- 44 monitores;
- 24 respiradores;
- 04 aparelhos de ECG;
- 02 desfibriladores;
- 02 focos de led auxiliar.
Outras cinco unidades da rede municipal de saúde já receberam novos equipamentos
Somente no mês de junho, já são seis complexos de urgência e emergência da rede municipal reequipados pela Prefeitura do Rio. Ao todo, 395 equipamentos de ponta foram entregues. Na segunda-feira (22/06), o Salgado Filho recebeu 45 equipamentos; em 18/06, foram 82 para o Rocha Faria; em 16/06, 79 para o Pedro II; e em 13/06, 46 para o conjunto Lourenço Jorge/CER Barra. Dessas unidades, o Miguel Couto, o Salgado Filho e o Pedro II receberam o segundo tomógrafo comprado pela atual gestão.