TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Adolescente realiza sonho de ser um 'deputado' na Alerj

Rogério Porto já fazia diferença, através da cidadania, na região onde mora

Por Lucas Simonin em 24/06/2020 às 13:05:01

Jovens participantes do Parlamento Juvenil. Foto: Divulgação Alerj

sonhos existem para, um dia, se tornarem realidade. O de Rogério Porto, morador de São Gonçalo e estudante do Colégio Estadual D. Adino Xavier, no bairro do Mutondo, aconteceu recentemente.

Ele tinha o sonho - incomum nos dias de hoje - de conhecer a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e, quem sabe, poder participar dos trabalhos legislativos. Foi aí que conheceu o projeto Parlamento Juvenil. Cada município do Rio de Janeiro pode ser representado por um "parlamentar", entre 14 e 17 anos, matriculados entre o 1º e 2º ano do Ensino Médio. A exceção é a capital do Estado, que contará com três representantes e outros três municípios com maior número de candidatos. As eleições para "deputados" acontecem nas escolas estaduais, em dois turnos de votação.

Na Alerj, eles aprendem mais sobre sua função em oficinas de capacitação preparadas pela Alerj. Durante uma semana, os "parlamentares" apresentam, debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário da Casa Legislativa. Por fim, os escolhidos são encaminhadas à apreciação do governador, podendo ou não virar Lei.

Um sonho realizado

O estudante, que é presidente do Grêmio Estudantil de sua escola, teve a oportunidade de participar da 12ª edição do Parlamento Juvenil. De acordo com Rogério, a oportunidade recebida foi proveitosa e transformadora. "Compreendi o valor de fazermos politicas públicas para a juventude e de dar espaço e voz aos jovens nas casas legislativas para debater, propor novas idéias e projetos, formar novas lideranças e cidadãos mais críticos e conscientes", revela.

O jovem disse que desde sempre se interessa por política. "Desde cedo tenho a inclinação de ajudar as pessoas e gerar mudanças positivas na região em que vivo. Isso se estendeu à minha escola: quando meus professores tomaram conhecimento do projeto falaram comigo, disseram que seria interessante que me candidatasse. Daí obtive unanimidade na votação escolar. Quando passei para o 2° turno, fiz campanha indo nas escolas de meu município e falando sobre minhas ideias e de como podemos nos tornar protagonistas, melhorando nossa comunidade e cidade, impactando a vida das pessoas"", afirma

Por fim, Rogério deixa um recado. "Podemos ser fonte de mudança social. Cada pessoa pode impactar a vida de milhares e, por isso, devemos agir e votar com consciência, exercendo nossa cidadania e focando em produzir mais politicas públicas voltadas para a juventude", conclui.

OBS: O Parlamento Juvenil aconteceu antes da pandemia do novo coronavírus.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.