O serviço de atendimento do 1746, da Prefeitura do Rio, já recebeu mais de 150 mil chamados relativos ao novo coronavírus no período de 5 de março até hoje (26 de junho), média diária de 1.360 chamados por dia. A demanda para verificar aglomerações, o Disk Aglomeração, lidera o ranking, com 97.152 mil ligações. Depois, vem o agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para regularização de cadastro em programas assistenciais, com 26.860 mil acionamentos.
Confira a lista abaixo:
1 - Verificação de aglomeração de pessoas - 97.152
2 - Agendamento no CRAS e CREAS - 26.860
3 - Verificação de cumprimento de medidas de enfrentamento - 14.631
4 - Informações sobre a distribuição de cestas básicas - 7.641
5 - Informações relacionadas à pandemia do novo coronavírus - 2.927
Recorte por região
A Zona Oeste é a região da capital que mais entra em contato com o 1746 sobre o novo coronavírus. Foram registradas, de 5 de março até 22 de junho, 64.988 mil ligações. A Zona Norte vem em seguida, com 54.449. A Zona Sul fez 10.509 acionamentos e o Centro, 8.263.
Calçadão de Campo Grande. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Chamados por bairros
Campo Grande, na Zona Oeste, é o bairro com mais ligações para o 1746. Veja a lista abaixo:
Campo Grande - 10.730
Bangu - 5.881
Realengo - 5.562
Santa Cruz -4.657
Barra da Tijuca - 3.576
Taquara - 3.225
Whatsapp e Facebook Messenger para acionar o Disk Aglomeração
As reclamações ao Disk Aglomeração podem ser feitas pelo Whatsapp (21) 3460-1746. Basta cadastrar o número no seu celular e enviar uma mensagem. Após isto, será exibido um menu com as opções disponíveis.
O cidadão também pode registrar seus pedidos de verificação de aglomeração pelo Facebook Messenger (https://www.facebook.com/Central1746) e encontrará o mesmo fluxo do atendimento pelo WhatsApp.
Além de denúncias para o Disk Aglomeração, o Whatsapp e o Facebook Messenger do 1746 também atendem pedidos de remoção gratuita de entulho (obras residenciais) e remoção de bens inservíveis (mobiliário, eletrodomésticos fora de uso ou outros objetos que não servem mais).
No caso das denúncias para o Disk Aglomeração, o serviço automático apresenta um passo a passo, que pede o endereço completo do local da aglomeração e o tipo de evento ou situação onde foi identificada a concentração de pessoas, tudo por meio de um menu de fácil compreensão.
Depois, o cidadão é atendido por um operador do 1746 e recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da sua solicitação. Isso pode ser feito por qualquer um dos canais de atendimento da Central 1746.
Canais de atendimentos
Além do telefone 1746, o cidadão tem à disposição o portal https://www.1746.rio/, o aplicativo 1746, disponível gratuitamente nas lojas Apple Store e Play Store e o atendimento pelo WhatsApp e Facebook, somente para remoção de entulho e Disk Aglomeração.
O sistema Central 1746 de atendimento ao cidadão criou um novo paradigma na aproximação entre o carioca e todos os órgãos da Prefeitura do Rio, com serviço 24 horas por dia, de domingo a domingo.