Com pouca inspiração, Portuguesa e Botafogo não saíram do zero. Os donos da casa tiveram uma oportunidade, em uma bola que bateu no atacante Adriano e foi parar fácil nas mãos de Diego Cavalieri. Na base da insistência, o Glorioso foi mais perigoso, mas parou na trave. Duas vezes com Pedro Raul e uma já nos acréscimos da primeira etapa, com Fernando.
Na segunda etapa, a Portuguesa, que precisava da vitória para se classificar, chegou perto de abrir o placar em um cruzamento de Mauro Gabriel que Marcelo Benevenuto desviou e quase marcou contra. A questão física começou a pesar.
O time da Ilha do Governador, que começou a treinar há mais tempo que o Botafogo, se impôs e os visitantes recuaram. Em rápido contra ataque, Pimenta, que tinha acabado de entrar, achou Chay no meio da área. O atacante girou já batendo e parou em uma defesa espetacular de Cavalieri. Mas o empate persistiu até o fim. A equipe do treinador Paulo Autuori esteve longe de parecer o time que goleou a Cabofriense no último domingo. A troca de peças deixou o time previsível e lento.
O Glorioso garantiu o 2º lugar do grupo A e com isso a classificação para a semi final da Taça Rio. O adversário será conhecido nesta quinta-feira.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Luso Brasileiro, Ilha do Governador (RJ)
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
Assistentes: Silbert Sisquim (RJ) e Thiago Rosa (RJ)
Público e Renda: Portões fechados.
Portuguesa: Milton Raphael; Luis Gustavo, Dilsinho, Marcão e Mauro Gabriel; Diego Guerra, Henrique (Matheusinho) e Romarinho (Pimenta); Chay, Adriano e André Silva (Maicon Douglas). Técnico: Rogério Corrêa.
Botafogo: Diego Cavalieri; Fernando (Barrandeguy), Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme Santos; Caio Alexandre, Honda (Alex Santana) e Bruno Nazário (Gabriel Cortéz); Luiz Fernando (Enio), Pedro Raul e Luis Henrique. Técnico: Paulo Autuori