Se a quarentena serviu para "unir" mais a família, por outro lado, a maternidade tem se apresentado de uma forma mais árdua. Isso porque, ter que dar atenção aos filhos que estão ociosos e ainda obter bons resultados no trabalho não é uma tarefa que parece tão simples ou fácil. De acordo com o estudo de Pesquisa Econômica e Social da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, as mulheres acumulam mais responsabilidade com a casa e com as crianças. Além disso, a taxa de desemprego e de sofrimento psicológico é maior entre elas.
No entanto, indo na contramão da pesquisa e mostrando que é possível se adequar a esse novo tempo, a influencer e empreendedora Roh Miranda conta como essa quarentena alterou a rotina da casa e o que ela fez para não ser prejudicada no trabalho, nem tampouco psicologicamente. Ela é mãe de três filhos: uma de 16 anos, outro de 11 anos e a terceira de sete meses.
"Realmente não tem sido fácil trabalhar em casa com três crianças, mas eu sou uma pessoa muito regrada e organizada. Então, eu sempre deixo tudo anotadinho em relação a todas as tarefas que eu preciso fazer. Cuidar do meu instagram, da minha loja, da minha casa, dos meus filhos e marido é uma missão quase impossível para muitos, mas que está sendo possível para mim. Disciplina e organização são fundamentais", diz Roh.
Novos projetos
O isolamento social não só reprogramou toda uma rotina familiar como também deu um start a novos projetos.
"Aproveitei para focar nos meus estudos. Terminei meu curso de fotografia que estava parado há muito tempo, comecei a fazer um curso de inglês e também um curso de consultoria de marketing. Aproveitei essa fase para estudar e me aprimorar no trabalho", conta.
Pra quem ficou curioso e gostaria de conhecer a rotina dessa mãezona e empreendedora, basta segui-la no instagram e pegar algumas dicas: @rohmiranda_