TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Bares e restaurantes lotam, fecham mais tarde e ignoram normas de Crivella

Leblon e Tijuca desrespeitam regras da Prefeitura; Lapa cumpre com policiamento

Por Portal Eu, Rio! em 03/07/2020 às 09:19:05

Bar do Leblon superlotado na noite de ontem (02): perigo à vista. Foto do leitor.

No primeiro dia de funcionamento dos bares e restaurantes no Rio de Janeiro, depois de meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), foram registradas aglomerações em alguns locais. Vídeos divulgados por usuários do Twitter mostram muita gente em frente a bares da zona sul da cidade na noite de ontem (2).

Segundo a Guarda Municipal, constatou-se que muitos moradores deixaram suas casas indo para os bares na rua Dias Ferreira, no Leblon, na zona sul.

Os agentes determinaram o fechamento de diversos estabelecimentos por conta de aglomerações na rua, apesar de os bares e restaurantes terem respeitado protocolos de segurança sanitária em seu interior, como o distanciamento e o uso de máscaras.


Reprodução YouTube

Ampliação da Fiscalização

A prefeitura do Rio informou que vai ampliar as fiscalizações com o aumento de oito para dez no número de equipes formadas por profissionais da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e policiais militares contratados na folga.

Os estabelecimentos flagrados desrespeitando as normas sanitárias serão notificados, multados e até interditados.

Bares, restaurantes, academias e atividades físicas nas areias das praias foram liberadas ontem (2) pela prefeitura, como parte de seu calendário de reabertura econômica.

Leblon e Tijuca desrespeitam regras; Lapa, não

Na Rua Dias Ferreira, no Leblon, Zona Sul, tradicional reduto boêmio, muita gente se espremeu na calçada e até no asfalto. A maioria das pessoas não usava máscara, mesmo sem estar em sentado nas mesas, o que vai contra as regras de flexibilização (veja abaixo).

Imagens postadas em redes sociais mostram a multidão na rua, especialmente no quarteirão que acaba na Avenida Ataulfo de Paiva e concentra muitos bares e restaurantes.

Em um dos vídeos, o homem que filma xinga da pandemia e o uso de máscara. Em outro, uma mulher debocha: "Hoje é dia 2 de julho, primeiro dia da liberação dos bares no Rio de Janeiro, a gente está aqui na Dias Ferreira, e está realmente todo mundo de máscara, olha...", diz, mostrando quase todos sem o utensílio obrigatório contra a proliferação do vírus.

Na Avenida Ataulfo de Paixa, entre as ruas Rainha Guilhermina e Aristides Espinola, algumas pessoas permaneceram reunidas após o fechamento dos bares. Por volta da 0h30, ainda havia alguns grupos na calçada perto dos bares Jobi e Void, já fechados.

Na Tijuca também houve desrespeito às regras da Prefeitura do Rio. Na Lapa, devido ao grande policiamento no local, os estabelecimentos seguiram os procedimentos e fecharam no horário correto.

Veja a repercussão nas redes sociais:







Regras para bares e restaurantes

  • Mesas organizadas com distanciamento de dois metros entre elas, de preferência, em espaços abertos, como varandas e calçadas.
  • No espaço interno, deve ser respeitado o limite de 50% do número total de mesas.
  • Vedado o sistema self-service.
  • Vedado música ao vivo.
  • O horário máximo para o funcionamento é até as 23h, tanto nas áreas internas como externas.
  • O uso de máscara é obrigatório tanto para clientes como para funcionários.
  • A máscara só pode ser retirada pelos clientes que estiverem já nas mesas, e exclusivamente nos momentos de refeição.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.