Diante da curva de contaminação por Covid-19 ainda ascendente em quase todo país, profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus continuam o trabalho nas ruas, em hospitais e em outros locais de risco, se expondo em nome do coletivo
Encontram-se nessa situação médicos, enfermeiros, policiais e, de forma indireta, caixas de supermercado, motoristas de ônibus, garis e outras profissões dos chamados serviços essenciais. Eles trabalham sob pressão, com alto índice de estresse, ao lidar com sofrimento e morte e vivenciam o medo de serem contaminados e contaminar seus familiares.
Linha de frente
Esse é o tema da live que será promovida pela editora Colli Books, hoje (4), a partir das 17h. Com o título “Saúde em alerta: atenção aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19”, o debate contará com a participação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência mundial em pesquisas de saúde pública. A entidade tem se destacado nos estudos e ações de combate à pandemia, além de desenvolver projetos para assistir aos profissionais das atividades essenciais.
Uma das convidadas é Celina Mannarino, doutora em Ciências da Saúde e mestre em Medicina na área de Psiquiatria, além de pesquisadora e docente do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz. A médica vai falar dos aspectos psicossociais de forma mais ampla e detalhar seu trabalho de abordagem psiquiátrica aos policiais civis no Núcleo de Saúde Mental vinculado à Perícia Médica da Secretaria de Estado de Saúde do RJ.
Outra convidada do debate virtual é a psicóloga clínica e doutora em Saúde Pública Luciana Bicalho Cavanellas. Ela trabalha na área de Saúde Mental e na Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz.
Ela vai apresentar o trabalho desenvolvido no acolhimento aos profissionais de saúde em atividade, junto às Unidades da Fiocruz, neste momento da Pandemia. Pensando a saúde de forma mais integral, Luciana também vai falar sobre os atendimentos médicos realizados junto aos trabalhadores do Centro Hospitalar.
Alberto dos Santos Lemos, que é coordenador de Residência Médica e chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz, além de médico da UFRJ, vai discutir os cuidados de biossegurança, dentro e fora do ambiente de assistência à saúde. Ele abordará ainda as perspectivas futuras no enfrentamento da pandemia, como estudo de vacinas. Alberto é editor do livro recém-lançado "Covid-19 - Guia Prático de Infectologia".
O debate será mediado pela jornalista e escritora Isa Colli, com apoio das jornalistas Cláudia Cataldi, Fernanda Graell e Tais Faccioli.
Serviço:
Live ”Saúde em alerta: atenção aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19”
Quando: Hoje (sábado, 4), às 16h (horário do Brasil)
Onde: YouTube da editora Colli Books (Link direto: collibooks.com/aovivo )