Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2019, o Flamengo conseguiu chamar a atenção do mundo. Prova disso é que depois da saída de Jorge Jesus, os telefones de Marcos Braz e Bruno Spindel, dirigentes que comandam o futebol rubro-negro, não pararam de tocar. Entre vários nomes oferecidos, um de grande influência na história do futebol: Jürgen Klinsmann.
O alemão de 55 anos está livre no mercado desde que deixou o Hertha Berlin em fevereiro. O técnico se mostrou muito interessado com a possibilidade de comandar o Flamengo. O nome dele, que é fluente no inglês e domina um pouco do espanhol, bateu na mesa do rubro-negro nos últimos dias.
Ex-atacante, Klinsmann é uma das figuras mais respeitadas na história do futebol alemão. Ele foi peça importante na conquista da Copa do Mundo de 1990 como jogador. Como treinador, revolucionou o futebol da seleção. Em 2004, assumiu a direção técnica da Alemanha, que vinha de resultados modestos no cenário mundial, e comandou uma reestruturação na Federação, montando uma equipe de especialistas com Joachim Löw e Oliver Bierhoff.
O resultado todos conhecem: Klinsmann lançou a base do elenco que, oito anos depois, se tornou campeão do mundo no Maracanã após atropelar o Brasil por 7 a 1 na semifinal. Além do trabalho na equipe alemã, ele comandou o Bayern de Munique por uma temporada e a seleção dos Estados Unidos por cinco anos.
Javier Aguirre
Além do alemão, outro treinador com experiência em seleções foi oferecido ao Flamengo. Trata-se de Javier Aguirre, que comandou o Leganés nesta temporada. O mexicano, de 61 anos, já comandou as seleções japonesa, mexicana e egípcia. Ele também treinou Atlético de Madrid, Zaragoza e Espanyol.
O Flamengo adota a tática "gelo no sangue" e prefere ter um pouco mais de calma do que correr para acertar com um novo treinador e ter problemas em poucos meses. Hoje (23), o elenco do Rubro-Negro se reapresentou no Ninho do Urubu. Maurício de Souza, técnico da equipe sub-20, é quem vai comandar as atividades.
A passagem extremamente positiva de Jorge Jesus colaborou para que treinadores portugueses ganhassem mais atenção. Quatro nomes foram oferecidos ao Flamengo. Entre estes, porém, Marco Silva é quem tem mais força junto à diretoria. Outro técnico bem cotado é Carlos Carvalhal, que ganhou referências positivas nos bastidores.