Morreu hoje (23), aos 88 anos, o músico e compositor Sérgio Ricardo. O artista foi um dos principais personagens que redefiniram a cultura brasileira, com músicas para a bossa nova e o cinema novo.
Ele estava internado há quatro meses no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Sérgio morreu de insuficiência cardíaca logo após conseguir se recuperar do coronavírus. Por causa do vírus, ele precisou redobrar os cuidados e ficou com a saúde debilitada.
Quebrou o violão e jogou no público
O músico, nascido na cidade de Marília, em São Paulo, se chamava na verdade João Lutfi, mas usava como nome artístico Sérgio Ricardo. Uma das participações mais marcantes do artista aconteceu no Festival de Música Popular Brasileira, em 1967. Na ocasião, Sérgio quebrou o violão que tocava e o jogou contra o público em protesto contra as vaias.
Sérgio Ricardo no Festival da MPB de 1967: vaias e revolta. Foto: Wilson Santos-CPDOC JB
O enterro do compositor está previsto para acontecer na tarde de sexta (24), no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador. O momento será destinado somente para familiares e amigos próximos por causa da pandemia do coronavírus.