Um experimento social no isolamento, um novo formato de linguagem que dialoga com o teatro, as lives, o reality e o audiovisual. Teatro Livestream? Live novela? Filme ao vivo? Cinema Digital? Espetáculo online? Tudo isso junto e misturado?
Desafio Hitchcock é mais do que um espetáculo online. É uma resposta dos artistas ao confinamento em meio à pandemia. Uma reinvenção da arte de atuar. Uma nova vanguarda nas artes.
O desafio começa na criação de um novo modelo de interpretação e linguagem proposta pelo diretor André Warwar, diretor geral e idealizador do projeto. Uma forma diferente de levar dramaturgia e espetáculo de qualidade ao maior número de pessoas.
Experiência imersiva em tempo real
O #DESAFIOHITCHCOCK, uma experiência imersiva, ao vivo, em tempo real, inspirada no argumento original do texto "Rope", de Patrick Hamilton, e que gerou o filme "Festim Diabólico" de Alfred Hitchcock. A partir da premissa inicial do argumento, tudo foi transposto para uma São Paulo dos dias de hoje, com seus influencers, sua gente descolada, suas redes sociais, suas lives, stories e transmissões em tempo real, e com o foco em uma elite que transita pelos bairros de Moema, Jardins, Pacaembú e Higienópolis. Todo o processo de criação, ensaios, direção e produção foram feitos online, sem contato entre os membros da equipe.
A partir do roteiro adaptado por Alexandre Pontara e com a direção brilhante de André Warwar, a experiência imersiva, em tempo real, arrebata a todos que o assistem.
Em cena, sete atores, cada um em sua casa, com suas câmeras ligadas (seus celulares pessoais), contracenando, entre si, virtualmente, e transmitindo suas imagens para o diretor André Warwar, que as recepciona, seleciona os enquadramentos, e transmite, ao vivo, sua proposta audiovisual.
Obra-prima dos novos tempos
Para quem assiste, a ilusão e certeza de que os personagens estão todos no mesmo ambiente, na mesma sala de um apartamento. O diretor, ainda, opera, ao vivo, as costuras cênicas, trilha e efeitos sonoros. O resultado? Uma obra-prima para os novos tempos.
O espetáculo é um desafio em todos os sentidos. Do isolamento de suas casas, cada ator opera sua câmera, faz a iluminação, prepara o cenário e os objetos cênicos, se aquece e se entrega a uma experiência imersiva, onde o principal sentido do ator é a audição. Em seu isolamento, o ator contracena com as paredes de sua casa, mas com a plena certeza de que os outros personagens estão ali. Durante o espetáculo, a vivência do personagem se contrói pela narrativa proposta pela direção precisa do diretor André Warwar, que tudo orquestra, ao vivo, e, ainda, orienta os atores em um backstage virtual. Câmeras, enquadramentos, olhares e interlocuções se controem ao vivo.
Desde sua estreia, em 11/07, o público tem saído arrebatado dessa experiência, única no mundo. Um formato inovador jamais experimentado anteriormente.
Veja o que o público tem falado sobre o espetáculo:
"Um mega exercício de teatro"
– Ana Campbell
"Inovar é fazer o que ainda não foi feito. A partir de agora, os outros simplesmente aperfeiçoarão o que vocês iniciaram. Sensacional a coragem e o resultado".
– Paulo Rabello
"Roteiro genial. Homenagem digna ao nome suspense. Não sei se alguém mais no mundo fez isso. Toda a experiência parte da audição: câmera centralizada. Drama. Carma. Justiça. Verdade ou hipocrisia. Eu ouso dizer que isso foi uma tragoidía virtual"
– Murilo Gomes
"Suspense na cena, as pausas dramáticas, cenário, tudo perfeito ... Desafio mediante superação!"
- Anderson Nunes
"Parabéns pelo texto, pela iniciativa, pelo projeto, uma mistura de teatro e novela, adorei de verdade!!! Todo elenco muito bom, fui tomada pela cena e realmente pareciam que estavam no mesmo lugar, máximo! Parabéns, sucesso e vida longa para esse espetáculo!!!"
Laura Azulay – bailarina e coreógrafa
"Adoramos a experiência ? Difícil esse processo... agora entendi o nome Desafio Hitchcock. Bravooooooooo!!!!"
Claudia Cristal – bailarina e coreógrafa
"Vocês inovaram ao mesmo tempo que nos sentimos no teatro! Parabéns!"
Fabi Fersasi
SINOPSE RESUMIDA:
Brenno e Leandro decidem realizar uma festa no apartamento onde moram, em meio à pandemia do COVID-19. Essa reunião de pessoas têm objetivos sombrios e até certo ponto inexplicáveis, já que ocorre no mesmo ambiente de um baú com um conteúdo misterioso. Nenhum dos convidados sabe o que há de fato dentro dele, mas Rômulo, um escritor perspicaz, começa a perceber que o baú pode guardar um terrível segredo. Uma reunião definida como um experimento social no isolamento, carregada de segredos, mistérios e pela obsessão de Brenno por Hitchcock e baús.
SERVIÇO
PLATAFORMA DE STREAMING SYMPLA
https://www.sympla.com.br/desafiohitchcock-2507__913352
TEMPORADA – aos sábados – 23h35
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos
Gênero: Suspense