TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Governo do Rio e Ministério das Cidades firmam convênio para redução de mortes no trânsito

Programa tem incentivo da FIA e já aplicou seis milhões de euros nos países filiados.

Por Cláudio Rangel em 14/08/2018 às 21:26:01

Convênio foi assinado pelo governador Pezão e demais autoridades (Foto: Manoella Mello/Detran)

O governador Luiz Fernando Pezão firmou parceria com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy e assinaram o Termo de Cooperação para Segurança Viária, do programa “Road Safety”, promovido pela Federação internacional de automobilismo  (FIA). O evento que marcou a assinatura do documento ocorreu em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, em 13 de agosto e contou com a participação do Detran. O objetivo é reduzir as mortes no trânsito.

Na ocasião, o governador lembrou as iniciativas do Estado, principalmente a Operação Lei Seca:

“Toda iniciativa para evitar acidentes e ajudar a salvar vidas é muito importante. É preciso conscientizar todos os segmentos da sociedade sobre a urgente necessidade de uma mudança de comportamento no trânsito, principalmente nas estradas. O Rio de Janeiro já faz esse trabalho de conscientização através da Operação Lei Seca. Conseguimos reduzir em 28% o número de mortes no trânsito em todo estado desde que a lei foi criada, em 2009. E vamos continuar empenhando todos os esforços necessários para diminuir cada vez mais esses índices”, ressalta o governador Pezão.

O programa Road Safety foi criado em 2012 pela FIA. Trata-se de um apoio a todos os integrantes da Federação no sentido de reduzir pela metade o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito até 2020.   O programa já cedeu seis milhões de euros em apoio a projetos de segurança rodoviária a seus associados.

"Os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano e deixam mais de 300 mil com lesões graves. Em rodovias, custam à sociedade cerca de R$ 40 bilhões por ano e nas áreas urbanas, cerca de R$ 10 bilhões. Trata-se de uma estatística preocupante”, disse Alexandre Baldy.

Já o presidente do Detran, Leonardo Jacob, frisou que reduzir o número de acidentes deve ser a meta de todos os estados do Brasil:

“O Detran busca, a cada dia, reduzir o número de acidentes no estado do Rio de Janeiro. Já conseguimos diminuir este número consideravelmente, mas o trabalho de conscientização precisa ser contínuo”, destacou Leonardo Jacob.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.