No próximo domingo (19), vai acontecer o 1° Torneio Mundialito de Rua no Campo 8 do Aterro do Flamengo. O evento esportivo pretende reunir adolescentes da Mineira, Casa do Menor, Acari, Fazenda Botafogo, Irajá, Para Pedro, Boa Vista e Benfica que serão divididos em 8 equipes representando uma seleção vencedora da Copa do Mundo. A competição vai começar às 8h e para assistir basta colaborar com 1kg de alimento não perecível.
A idealização do evento é da ONG AMAR, a partir do Projeto Meninos de Rua, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental que promove competições de futebol society com o objetivo de integrar adolescentes e jovens de comunidades do Rio de Janeiro.
"A Associação AMAR desenvolve diversos projetos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre elas, o Mundialito de Rua. Há 4 anos atrás, quando aconteceu a Copa do Mundo no Brasil, várias entidades sociais também criaram um torneio com meninos em situação de rua. Neste ano, não houve o mesmo evento, mas pensando numa maneira de continuar a experiência em conjunto com outros projetos sociais, vamos realizar o primeiro campeonato entre times de comunidades. A ideia é criarmos uma marca e realizar o torneio todos os anos", afirmou Mauro Furlan, coordenador de projetos.
A Associação Beneficente Amar é uma organização sem fins lucrativos que existe desde o ano 2000. Além de proteger os direitos das crianças e adolescentes em situação de risco social, o órgão desenvolve projetos na área de resgate e educação na capital carioca.
Entre as inúmeras ações da associação, estão o apoio à escolaridade, as casas de acolhimento, a formação de educadores, a evangelização, a iniciação ao mercado de trabalho e o atendimento aos meninos e meninas que vivem nas ruas.
"Nós nascemos a partir de um grupo de pessoas que deixavam a associação de São Martinho para inaugurar e criar uma nova entidade. Fomos apoiados por um grupo de meninos e meninas que estavam sendo atendidos por esta instituição na época. Eles deixaram aquela casa e se juntaram a nós para aprenderem a ser educadores sociais. Até hoje, alguns deles estão conosco e ajudando na nossa missão", contou Irmã Adma Cassab, uma das fundadoras.
Para maiores informações: (21) 2577-2778 / 2258-7890 / 2258-7898