Uma enorme explosão sacudiu a capital libanesa Beirute hoje (04), causando mais de 100 mortes e ferindo milhares de pessoas, além de causar danos generalizados. O ministro da Saúde do país, Hamad Hasan, disse que a explosão aconteceu em um terminal perto da zona portuária e que o país está em luto nacional. Não há informação de atentado terrorista. O governo de Israel e o Hezbollah, organização política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano, negaram qualquer ataque.
O chefe de segurança interna do Líbano, Abbas Ibrahim, disse o fato aconteceu numa seção com materiais químicos altamente explosivos, e não explosivos em si, principalmente amônia, que estava mal armazenada. As explosões chegaram a ser ouvidas em Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa. O governo libanês vai investigar as causas da tragédia.
Veja a explosão:
Reprodução YouTube
A explosão sacudiu várias partes da capital e uma fumaça espessa, avermelhada, subiu do centro da cidade. Moradores relataram destruições em larga escala e janelas quebradas a quilômetros de distância.
A Cruz Vermelha levou parte dos feridos a hospitais. Ainda há muita gente presa em escombros dentro de suas casas.
Barcos operaram no resgate de pessoas que foram jogadas ao mar. A emissora libanesa LBCI informou que o hospital Hôtel-Dieu de France, no centro da capital libanesa, atendeu mais de mil feridos e fez um pedido de doação de sangue.