O Fluminense tem bem encaminhada a venda de Gilberto para o Benfica. Pedido do ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus, o lateral-direito já recebeu a liberação para viajar a Portugal para realizar exames médicos e, caso aprovado, assinar em definitivo com o novo clube. Os Encarnados também estão próximos de fechar com o atacante Everton, do Grêmio.
As conversas entre os clubes avançaram bastante nos últimos dias e faltam poucos detalhes a serem acertados. O tempo de contrato, por exemplo, é um deles. Estima-se que o valor da transferência fique em torno de 3 milhões de euros (cerca de R$ 18,7 milhões). O Fluminense é dono de 50% dos direitos econômicos do atleta.
O Fluminense informou que "recebeu uma proposta do Benfica pelo lateral-direito Gilberto, fez uma contraproposta e está aguardando resposta".
Desta forma, o lateral-direito não enfrentará no Grêmio, no próximo domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Igor Julião e Lucas Calegari disputam para saber quem será o substituto.
A contratação de Gilberto é um pedido pessoal do técnico Jorge Jesus, que se encantou com as atuações do lateral-direito nos Fla-Flus das decisões do Campeonato Carioca.
Gilberto chegou ao Fluminense em 2018, emprestado pela Fiorentina após passagem no Vasco. Com oito gols na temporada, ele foi contratado definitivamente pelo Tricolor por 80 mil euros (cerca de R$ 360 mil), e tem contrato até o final de junho de 2022.
Revelado pelo Botafogo, o lateral já teve passagem pela Europa entre 2014 e 2017, atuando em outros clubes italianos como a Fiorentina. Ele também vestiu a camisa do Internacional, Hellas Verona e o Latina, clube da Serie B da Itália.