Durante toda a pandemia, duas abelhas ficavam pousando sobre a mão do padre Fábio de Melo durante suas lives das missas de domingo. E, encarando isso como um sinal, o padre resolveu eternizar a "abelhinha" em sua pele hoje (4/8).
O tatuador Fernando Shimizu contou como foi a sensação de ver um desenho seu em uma pessoa como Fábio de Melo. "É totalmente gratificante o meu trabalho tomar a proporção que está tomando. São 25 anos de arte da tatuagem. E tatuar pessoas como o Padre Fabio de Melo me faz ter certeza que consegui alcançar a minha meta, mostrar a minha arte ao mundo", disse ele.
Fábio já era amigo de Fernando: os dois se conheceram por meio de Kaká Diniz, marido de Simone, da dupla com Simaria, que fez a restauração de um desenho na pele com o mesmo profissional.
Significados
A tatuagem do padre Fábio de Melo tem vários significados. A abelha de dois centímetros, feita por um amigo dele, adquire proporções muito maiores a partir da análise do próprio religioso. Entre elas, a da desmarginalização da prática de se tatuar.
Em primeiro lugar, o bichinho simboliza "um tempo difícil, mas também bonito", disse o padre em suas redes sociais.
"De reclusa?o, de vida interior, de buscas e realizac?o?es silenciosas", definiu. "Será o meu sinal."
Em uma demonstração de o quanto a marca significa para ele, o padre resolveu batizar a abelhinha com o nome de uma pessoa que lhe é muito especial: "Dei a ela o nome de Ana, o mesmo de minha ma?e", confidenciou.
Na verdade, é como se uma abelha tivesse pousado em sua sorte, segundo o que contou.
"Tudo começou com uma abelha que ficava pousando em mim, durante as lives das missas dominicais", escreveu. "Quem vem acompanhando ja me ouviu falando sobre elas."
A tatuagem do padre Fábio de Melo também levanta voo contra o preconceito com a aparência.
Um seguidor do religioso agradeceu a ele pela divulgação da foto da abelha, por ela ser uma forma de "desmarginalizar a tatuagem".
Ao agradecimento, o padre fez uma revelação: "Oh, meu querido, também já estive do lado dos que marginalizam as aparências", disse.
"Recordo-me que na Jornada Mundial da Juventude, na França, vi um padre todo tatuado. Abominei. Peço a Deus todo dia que nunca me permita reassumir os velhos erros", complementou.
Às vezes, precisamos mesmo de uma "picada" para acordar para nossas falhas.
Como se percebe, gigante – em significados – ficou também a abelha na mão de Fábio.
Outro seguidor agradeceu o padre por postar a foto da sua abelha, pois, segundo ele, essa é uma forma de "desmarginalizar a tatuagem". Fábio de Melo respondeu: "Oh, meu querido, também já estive do lado dos que marginalizam as aparências. Recordo-me que na Jornada Mundial da Juventude, na França, vi um padre todo tatuado. Abominei. Peço a Deus todo dia que nunca me permita reassumir os velhos erros".
Muitos artistas apoiaram a iniciativa do padre. "Sarado e agora tatuado?? Você é meu Padre!! 100%! Te amo!", escreveu Marcos Mion. "Ahhh padre você é tão igual a gente... amo-te", comentou Eliana. "Aí que lindo! Que sensibilidade, que força e arte, lindinho! Que sensibilidade, que força e arte, lindos significados. E a você, padre, obrigada por existir serumaninho gigante", postou Grazi Massafera.