Morreu aos 88 anos a atriz Francisca Xavier Queiroz de Jesus, a Chica Xavier, na manhã deste sábado (8). Nascida em Salvador, em 1932, Chica Xavier estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Ela faleceu às 4h20 e lutava contra um câncer. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier à TV Globo.
Foto: Reprodução Instagram
A carreira
Chica começou a trabalhar aos 14 anos, na Imprensa Oficial do Estado da Bahia, como aprendiz de encadernadora. No Rio de Janeiro, Chica se consagrou como grande atriz de teatro, cinema e televisão.
Chica estreou nas novelas em "A Cabana do Pai Tomás", em 1969. Depois interpretou mais de 50 personagens, como Setembrina em "Duas Caras" (2007), Inácia em "Renascer" (1993) e Nhá Rita em "Esperança" (2002), além da Bá, de "Sinhá Moça". Também trabalhou na novela global "Força de um Desejo". Seu trabalho mais recente na televisão foi em "Cheias de Charme", que foi ao ar em 2012.
Pandemia
"Em março deste ano, minha avó precisou passar por uma série de exames porque havia uma suspeita de pneumonia e por ser muito idosa, diabética e hipertensa, era bom cuidarmos disso com mais cautela. Por ser período de pandemia, a médica dela recomendou que esperássemos um pouco mais para podermos fazer uma investigação mais incisiva, mas não imaginávamos que seria tanto tempo de isolamento social", explicou a neta de Chica Xavier, a atriz Luana Xavier