Patrick Gonçalves de Oliveira é um dos milhões de microempresários do país que se viu envolvido pela crise econômica. Depois de quase perder uma de suas lojas no segmento de segurança eletrônica – tem uma em Bangu e outra em Sulacap, ele se reinventou e virou sucesso na internet, através de vídeos engraçados e interessantes. A ideia foi buscar o interesse de internautas aficionados em games retrô. Além disso, buscou preços diferenciados no mercado e fez parcerias.
A história
Quando adolescente, Patrick amava games e computador. Autodidata, aprendeu a mexer sem que ninguém o ensinasse. Com catorze anos já trabalhava numa loja, no centro de Realengo. Fez um curso para se aperfeiçoar e passou a trabalhar exclusivamente com manutenção de computadores e notebooks. Porém, ele já tinha em mente, um dia, ter sua própria loja no segmento. O nome estava até escolhido: Syncro Seg, sem imaginar que futuramente seria conhecido como "Patrick Syncroseg".
O empresário enxergou a tendência futura da segurança própria de empresas, comércio e residências. Com isso, se diplomou num curso técnico na área de segurança eletrônica, câmeras, cercas elétricas, portões e porteiros eletrônicos, em 2009. Em 2010, já prestava serviços na área. Mesmo sem uma loja física, atendia diversas clientes, como condomínios e residências, com venda, instalação e manutenção de equipamentos. No início, era ele e mais um ajudante, mas logo tinha três pessoas.
Em 2012 abriu a sonhada loja física, na Avenida Marechal Fontenelle, no Jardim Sulacap, com acessórios de Informática, segurança eletrônica, consertos de computadores, notebook, celulares, recarga para cartuchos de impressora e games. Até o ano de 2015, o balanço da empresa era estável. Mas o cenário mudou, com uma queda brusca nas vendas e serviços e ele quase foi à falência. A internet era abarrotada de ofertas no mesmo segmento, mas com serviços sem qualidade, na maioria dos casos. Isso fez com que o microempreendedor apostasse nos games.
"Sempre gostei de jogos eletrônicos e sou muito fã de games retrô. No ano de 2016 comecei a trabalhar na montagem de controles de fliperamas para ligar direto no computador. As vendas nesse segmento começaram a prosperar", conta o empresário. Daí por diante se aperfeiçoou em materiais e componentes para jogos, melhorando os equipamentos fabricados por ele mesmo.
Retro Ultra Box
Hoje, a Syncro Seg vende o seu exclusivo, a Retro Ultra Box, um console com diversos jogos que eram febre nos anos 80 e 90, inserindo jogos atuais. Isso despertou a atenção cada vez maior de compradores, principalmente de crianças, adolescentes e jovens, além de pais nostálgicos dos antigos jogos.
"O mundo muda a todo o momento. Para estar bem inserido nele, é preciso renovar. Esta foi nossa tática: buscar por produtos que as pessoas utilizam no cotidiano e no segmento de games, que só cresce. A melhor estratégia é trabalhar com algo que você goste. Isso é fundamental para entender o que o cliente quer. Se ele não queria, passa a querer", brnca Patrick, como bom vendedor.
Reprodução YouTube
Crescimento
Ano passado, o empresário abriu uma filial no Centro Comercial de Bangu. Por estar num ponto estratégico, os produtos saíam em maior volume. Os módulos e o mini fliperama passaram a fazer sucesso. Porém, com a pandemia, a loja teve de ser fechada. Foram três meses sem receita, acumulando dívidas, enquanto a loja do Jardim Sulacap continuava com o delivery. Para movimentar as vendas, surgiu a ideia dos games personalizados, além dos comuns. "Com isso, o cliente pode escolher um game retro, com sua foto ou de quem quer presentear. O módulo oferece saídas para ligar na TV e monitores. Os destaques são a resolução, o som e o designer estilizados", observa Patrick.
Ele mesmo começou a divulgar os produtos nas redes sociais da loja. A pegada da divulgação era o humor, com vídeos descontraídos mostrando os designs dos jogos expostos na loja e decoração com os personagens dos games. Logo, a ideia atraiu a atenção dos seguidores, inclusive de influenciadores, youtubers e artistas. "Quem comprava, postava em suas redes sociais e tirava foto para colocar nas redes da loja. Toda equipe criava vídeos para chamar atenção de compradores on line", revela Patrick.
Sucesso com famosos
Com a nova tática conseguiram efetuar vendas e parcerias com famosos como Nego do Borel. O cantor, ao navegar na internet atrás de uma loja especializada em eletrônicos, encontrou a Syncro Seg, comprou o game e ainda fez parcerias. Outros a adquirirem os produtos da loja de Patrick foram o ator, compositor e Ex-BBB 20, Babu Santana; o humorista do Parafernalha e youtuber Cezar Maracujá; o ator e humorista Rafael Portugal, que tinha o Quadro CAT no BBB 20 – inclusive, a loja fica próxima de onde ele nasceu e passou a infância. Outros a experimentarem os jogos eletrônicos de Patrick foram o DJ de funk Gabriel Do Borel, o influenciador digital Raphael Ghanem e o youtuber Edu Primitivo.
Reprodução YouTube
"Resolvi aproveitar ao máximo as redes sociais e isso me ajudou muito. Sempre procurei oferecer um diferencial, atender com satisfação e transparência, sempre postando fotos de clientes satisfeitos e vídeos de compradores nos pós-venda, eles gostam disso. Passamos informações reais dos produtos e eles percebem nosso esforço em oferecer o melhor. Acredito que o sucesso seja por isso, mas também agradeço a Deus todos os dias", afirma Patrick.
Reprodução YouTube
O faturamento da Syncro Seg do Jardim Sulacap aumentou em 60%. Com isso, manteve a mesma equipe de antes da pandemia, pagar a outra loja que estava fechada. "O lucro nos fez mudar para uma loja bem maior na Sulacap", finaliza o empresário.
Atendimento:
Instagram: @syncroseg
Telefone: (21) 3268-2256
Whatsapp: (21) 96899-7489.
Entregas: Rio e Grande Rio. No restante do Estado e país, frete cobrado à parte.