Um policial militar foi baleado, na manhã de hoje (14), durante uma tentativa de assalto na pista sentido Avenida Brasil do Elevado do Gasômetro, na altura do Caju, na Zona Portuária. O agente, que é lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, tinha acabado de sair do serviço, quando foi abordado.
Ele está internado no Hospital Central da PM, no Estácio, na Zona Norte, e está fora de perigo. De acordo com a corporação, o policial sofreu uma tentativa de assalto.
Segundo a PM, bandidos em um carro atiraram na direção do agente após anunciarem o roubo. Eles conseguiram fugir. O policial ferido foi socorrido por uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) que passava pelo local. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).
70 PMs baleados este ano
Em 2020, a plataforma Fogo Cruzado registrou 87 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentre eles, 37 morreram (10 em serviço) e 50 ficaram feridos (29 em serviço). Entre os agentes baleados este ano, 70 eram policiais militares: 28 deles morreram. O principal motivo de agentes de segurança baleados este ano foram ações/operações policiais (37 agentes), seguido de roubos (28) e homicídios ou tentativas de homicídio (16).
No mesmo período de 2019, a Fogo Cruzado havia registrado 163 agentes de segurança baleados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentre eles, 42 morreram (9 em serviço) e 121 ficaram feridos (60 em serviço). O principal motivo de agentes de segurança baleados naquele período foram ações/operações policiais (72 agentes), seguido de roubos (59) e homicídios ou tentativas de homicídio (21).
Abaixo, Maria Isabel Couto, da Plataforma Fogo Cruzado, avalia os dados de agentes de segurança baleados em 2020 no Rio de Janeiro no Podcast do Portal Eu, Rio!