Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, a Fundação Leão XIII vai realizar, amanhã (19), uma programação nos Arcos da Lapa, a partir das 10h. A ideia é percorrer também outras regiões da cidade, promovendo a conscientização sobre a importância da documentação civil para garantia de direitos dessa população. Também haverá distribuição de kits de higiene pessoal, álcool em gel e máscaras.
A Fundação Leão XIII conta em sua estrutura com o Projeto de Atenção Socioassistencial às Pessoas em Situação de Rua, desenvolvido em parceria com a UERJ. Educadores e assistentes sociais atuam na abordagem dessas pessoas, realizando encaminhamentos para emissão gratuita de documentação civil - segunda via da certidão de nascimento e primeira ou segunda via da carteira de identidade - além de referenciamento para serviços, como atendimento básico de saúde e acolhimento.
- Não podemos fechar os olhos para quem já vive a realidade da exclusão por estar em situação de rua. Nosso projeto tem, sobretudo, a premissa de resgatar a cidadania dessas pessoas e oportunizar até mesmo processos de saída das ruas - destaca Andrea Baptista, presidente da Fundação Leão XIII.
Os kits distribuídos na iniciativa serão compostos por sabonete, shampoo, escova de dentes e creme dental - doados pelas Lojas Americanas -, além de álcool em gel e máscaras, itens essenciais de proteção em tempos de pandemia.
Projeto em números
De janeiro a julho deste ano, as equipes que atuam no Projeto de Atenção Socioassistencial às Pessoas em Situação de Rua realizaram mais de 7.450 abordagens, com cerca de 1.115 cadastros e 320 solicitações para emissão de documentos.