TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio terá vacinação de cães e gatos e abre inscrição para servidores trabalharem

Meta da Vigilância Sanitária é imunizar 500 mil animais este ano; interessados receberão encargos pelo trabalho

Por Portal Eu, Rio! em 20/08/2020 às 15:36:55

Vacinação antirrábica de cães e gatos será realizada entre outubro e dezembro. Fotos:

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, vai realizar, de outubro a dezembro de 2020, a campanha de vacinação antirrábica. Para isso, a pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, abriu a partir desta quinta-feira (20/08), até 18 de setembro, as inscrições para servidores municipais que queiram atuar como vacinador no programa "Se liga, bicho! Raiva é caso sério". A convocação foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (19/08). Podem participar servidores de várias formações, níveis de escolaridade e de qualquer secretaria da administração direta, exceto para funcionários da administração indireta, como Comlurb, Guarda Municipal e outras autarquias.

Os interessados devem procurar uma unidade de saúde para se vacinar preventivamente contra a raiva humana e fazer o teste de sorologia, que mostra que a pessoa já tem anticorpos contra a doença, visando à proteção em caso de acidentes. Os servidores habilitados passarão por treinamento e serão convocados em Diário Oficial. Todos que participarem da campanha, com comprovação em listagem de frequência, receberão encargos pelo trabalho.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected], informando nome completo, matrícula, órgão de lotação e telefones para contato, além de anexar cópias do último contracheque e da carteira de identidade.

— É fundamental vacinar cães e gatos anualmente contra a raiva. Como nos dois últimos anos vacinamos cerca de 1 mil animais, a meta esse ano é vacinar pelo menos 500 mil em pontos fixos e itinerantes, que em breve serão divulgados. Tomando, claro, todos os cuidados de prevenção à Covid-19 — ressalta a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária do Rio.


A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue inviabilizando a campanha anteriormente. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a Prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.

A raiva é uma doença fatal tanto para animais quanto para humanos. A exemplo disso está o caso do adolescente de 14 anos, que morreu no dia 30 de março após ser mordido por um morcego e contrair raiva em Angra dos Reis. Esse foi o primeiro registro de morte por raiva humana no estado do Rio desde 2006. Em relação ao município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos). Todos os dados referentes às ações de profilaxia e controle da doença são atualizados e disponibilizados no site da Vigilância Sanitária.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.