O #Provoca desta terça-feira (25) entrevista remotamente o ator premiado e, agora, ex-BBB Babu Santana. Na edição inédita, ele mostra sua nova casa e fala sobre a importância da arte em sua vida, como conheceu o grupo Nós do Morro, racismo, BBB e, ainda, se emociona ao contar a história de sua mãe. Com apresentação de Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do #Provoca no YouTube.
Babu, que agora vive na Ilha da Gigóia, no Rio de Janeiro, também relembra o tempo em que os carros de filmagem não o buscavam na porta de sua casa no Morro do Vidigal –?situação que não acontecia com seus colegas de trabalho.
"Um amigo me falou: 'para com esse negócio de favela porque agora você mora na Ilha da Gigóia'. Mas sabe porque eu vim morar aqui? Eu lembro que, quando comecei minha vida como ator, tinha sempre um problema: 'tem que buscar o Babu no Vidigal'. E a primeira vez foi assim: 'olha, o carro tá aí'. Eu falei 'eu tô na porta de casa e o carro não está aqui, não'. Então, eles responderam: 'Não, está no ponto de ônibus.' O ponto de ônibus da minha casa era uns 400 metros ladeira. [...] Quando eu entrei no carro, o carro foi e buscou outro ator na porta", contou Babu.
Ele, que ganhou duas vezes o Grande Otelo, considerado o maior prêmio do cinema brasileiro, ainda comenta sobre o racismo que enfrentou ao longo de sua carreira:
"Quando falei que ia fazer um teste pro teatro, [me disseram] 'pra que que você vai insistir nesse negócio? Você é pobre, você é feio. Você não tem nada a ver, não tem o perfil de ator'. E não bastasse isso, quando eu consegui trabalhar e ser considerado artista, eu me deparei com a sociedade que acha que meu trabalho é vagabundagem, que meu trabalho é fruto de uma mamata".