Em conversa com Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse querer explorar os recursos da Floresta Amazônica com os EUA. Em resposta, o ambientalista americano disse não entender o que ele quis dizer. O caso ocorreu durante a Sessão Plenária do Fórum Econômico Mundial de 2019, em Davos, na Suíça.
Reprodução YouTube UOL
O diálogo é um trecho do documentário alemão "O Fórum", que retrata os bastidores do evento. O registro foi publicado pelo doutor em Ciência Política Guilherme Casarões.
Nas cenas, Al Gore se aproxima do presidente para mostrar solidariedade em relação ao estado de conservação da Amazônia, afirmando: "Estamos todos muito preocupados com a Amazônia, é algo que me toca profundamente". Enquanto isso, o presidente brasileiro vê a situação com um olhar econômico: "Temos muita riqueza na Amazônia e eu adoraria explorar essa riqueza com os Estados Unidos".
Antes disso, o político americano se apresenta como grande amigo de Alfredo Sirkis, ex-deputado federal que ajudou a fundar o PV (Partido Verde) e faleceu em um acidente de carro em junho deste ano. Bolsonaro então responde: "Fomos inimigos no passado".
Logo após, Gore até tenta brincar com a situação, dizendo que mencionou a pessoa errada. Com um sorriso, o presidente diz que está tudo bem e acrescenta: "A história do regime militar no meu país foi mal contada".
Sobre a participação de Bolsonaro no evento, Klaus Schwab, presidente e criador do fórum, se diz preocupado: "É claro que me preocupo com o que ele disse não só sobre o meio ambiente", afirmou no trailer do longa.
O documentário estreou no Brasil na última quinta-feira (20) e está disponível em plataformas de streaming como Now, Vivo Play, iTunes, Google Play, Youtube Filmes e Looke.