A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos inaugurou nesta quinta-feira (27) mais uma unidade do Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM), dessa vez em Itaguaí. O espaço, destinado à realização de atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais para mulheres vítimas de violência, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o município e tem por objetivo fortalecer e apoiar as mulheres da região, oferecendo o suporte necessário para que possam retornar à sua vida normal.
A secretária de estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão, comemora o reforço às políticas públicas para as mulheres no município com a chegada do CEAM:
"É uma felicidade muito grande abrir esse espaço de garantia de direitos das mulheres em Itaguaí, atendendo a uma forte reivindicação das mulheres do município, que são 58% da população local e daqui e careciam de atendimento especializado. Essa parceria oferece a partir de hoje um atendimento qualificado para essas mulheres e desperta em outros municípios a importância e a relevância de fortalecer o atendimento a essa população", destaca a secretária.
A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Camilla Rodrigues, parabeniza as mulheres de Itaguaí por essa conquista:
"Esse centro é uma luta de muitos anos. Desejo toda a sorte do mundo às técnicas que trabalharão aqui. É um trabalho árduo, mas muito gratificante. Quando conseguimos salvar uma vida, tudo vale a pena", destaca.
Com essa inauguração, o estado do Rio de Janeiro conta com quatro centros de atendimentos a mulher. Capital, Queimados, Nova Iguaçu e Itaguaí.