TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Castro cobra ampliação de Plano de Emergência do Estado do Rio com 92 prefeituras

No dia do afastamento de Witzel pelo STJ, Governador em Exercício promete reforçar proteção contra desastres, com base em 23 anos de dados

Por Portal Eu, Rio! em 03/09/2020 às 12:00:02

Governador em exercício, Claudio Castro deu 30 dias para a atualização do Plano de Emergência do Estado, ampliado para as prefeituras e com hotsite para a população Foto Ascom Governo RJ

O governador em exercício Cláudio Castro quer lançar, em 30 dias, um novo plano de prevenção e contingência para desastres naturais, que inclui desassoreamento de rios e canais e atuação integrada de diversos órgãos. O tema foi tratado nesta quarta-feira (dia 2/9) em reunião entre o governador em exercício, secretários e técnicos das áreas envolvidas.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey; de Planejamento e Gestão, Bruno Schettini; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Lamarão; e a presidente do Inea, Diane Rangel.

- É fundamental atuarmos na prevenção e termos um plano detalhado para uma resposta rápida e coordenada das ações, envolvendo as diversas áreas do estado e as prefeituras – disse Castro, na abertura da reunião.

Durante o encontro, o coronel Robadey apresentou ao governador o Plano de Emergência do Estado, que é atualizado anualmente, com estratégias para otimizar as ações de prevenção, resposta e recuperação a emergências e desastres. Ele é o ponto de partida para a tomada de ações, a partir de cenários de risco e fixação de protocolos para minimizar danos e prejuízos. A Defesa Civil Estadual também mapeou as áreas com maior suscetibilidade a inundações no estado, com base em dados dos últimos 23 anos.

Na reunião, Cláudio Castro defendeu que o plano seja ampliado, com a mobilização dos prefeitos e o lançamento de um hotsite para facilitar a comunicação com os cidadãos. O plano deve incluir uma atuação integrada e articulada com os demais órgãos da gestão estadual e com os 92 municípios fluminenses.

Todos os anos, a Defesa Civil revisa o plano de emergência do Estado, contemplando os vários tipos de desastres, inclusive aqueles relacionados às chuvas. Combinamos de montar um grupo de trabalho para revisar o plano do ano passado e detalhar, aperfeiçoar. Também vamos difundir mais esse trabalho no governo, em outras secretarias. O governador determinou que as outras secretarias estejam verdadeiramente engajadas em rever esse plano – afirmou Robadey.

Além desse plano da Defesa Civil, foram apresentadas também ao governador as ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais no estado, por meio do Programa Limpa Rio, executado pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea, com investimentos previstos de R$ 47,7 milhões. Os recursos são do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

O programa prevê a retirada de cerca de duas mil toneladas de sedimentos de 38 rios e canais de 20 municípios fluminenses. Entre eles, estão os rios Queimados, no município de Queimados; e o Sarapuí, em Nilópolis, ambos na Baixada Fluminense; Rio Ribeirão das Pedras, em Itatiaia; e Canal dos Coqueiros, em Campos dos Goytacazes.

- O governador estabeleceu um processo de avaliação de risco com ações preventivas para evitar perdas de vidas humanas e perdas econômicas. Temos um mapa que mostra onde as inundações ocorrem com mais frequência e, a partir da segunda quinzena de outubro, para que fique mais próximo das chuvas, vamos iniciar mutirão de limpeza dos rios – afirmou a presidente do Inea, Diane Rangel.


Fonte: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.