Um ônibus do sistema BRT de transporte invadiu na manhã de hoje (3) uma plataforma de passageiros na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Operações Rio, o acidente provocou interdições em ambas as pistas centrais da via e ocorreu na estação Interlagos do BRT Transoeste. Quinze pessoas tiveram ferimentos leves e ninguém morreu. O acidente ocorreu porque o ônibus precisou desviar de uma viatura da PM (Polícia Militar), do programa Recreio Presente, que transitava na pista exclusiva dedicada ao sistema de transporte.
No local, é possível observar uma viatura da PM danificada pelo acidente. Já o ônibus articulado ficou preso dentro da estação Interlagos. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta das 9h20, foram ao local por causa do acidente. Ouça o depoimento de uma das passageiras sobre o acidente no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br)
Segundo a BRT Rio, consórcio que opera o sistema, o motorista do ônibus precisou realizar uma manobra para evitar um acidente pior por conta da invasão da viatura da PM. O consórcio também informou que não houve mortes e que a estação Interlagos teve que ser fechada. De acordo com a assessoria dos Bombeiros, foram prestados 15 atendimentos no local e nove pessoas foram levadas para unidades de saúde, todas com ferimentos leves. Oito delas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge e uma para a Maternidade Leila Diniz, ambas unidades localizadas na Barra da Tijuca.
Em entrevista à GloboNews, uma passageira agradeceu ao motorista pela manobra. "A viatura da PM invadiu a pista do BRT causando esse acidente e o motorista, com sua destreza, nos salvou. Porque se não fosse o motorista ser sábio, porque não vinha outro articulado na outra pista, ele tirou para não causar o acidente do lado direito, ele virou para nos salvar", disse ela. Uma equipe do consórcio foi até o local para pegar dados dos passageiros e prestar assistência.
O governador em exercício, Cláudio Castro, determinou rigorosa apuração sobre o acidente.