Após quatro horas, terminou bem um sequestro no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Paulo Roberto Gonçalves, de 34 anos, fez a namorada, de 54 anos, refém em uma lanchonete, nesta sexta-feira (04), após uma discussão. Ela foi surpreendida e mantida sob a mira de uma faca. O Batalhão de Operações Especiais (Bope), que negociava a rendição de Paulo - preso por roubo que estava em regime semiaberto -, usou armas não letais para prendê-lo, uma granada de efeito moral e uma arma de eletrochoque. A mulher ficou com um ferimento pequeno no pescoço, mas está bem. Segundo a polícia, o homem teve um comportamento psicótico durante a ação e manteve o instrumento no pescoço da vítima durante a ocorrência. Três funcionários que estavam presos no escritório da loja também foram liberados em segurança.
Reprodução YouTube OTT
Clientes e funcionários que estavam no espaço, na Rua General Roca, altura do número 913, foram liberados com auxílio de agentes do programa Segurança Presente, quando iniciou a ação. Não houve feridos. O homem e a mulher refém ficaram no fundo da loja, enquanto policiais do Bope negociaram a liberação.
Foto: Reprodução
Equipes do Tijuca Presente foram à loja, a Rico´s Lanches, para ajudar na negociação - foram os primeiros a chegar. Psicólogos da Secretaria de Vitimados também estiveram na rua General Roca, que fica próxima ao Shopping Tijuca e da Praça Saens Peña e é uma das mais movimentadas do bairro. A via ficou interditada pela Cet-Rio, entre a Rua Barão de Mesquita (por onde foi feito o desvio do trânsito) e a Rua Conde de Bonfim, por conta da ocorrência policial. O trânsito ficou lento na região e o trânsito fluiu pela Avenida Maracanã. A rua já foi liberada ao trânsito.
Foto do leitor
De acordo com clientes, o sequestrador teria entrado na lanchonete para comprar comida, quando então pegou uma faca e segurou a mulher. Aos poucos, com ajuda da polícia, clientes e funcionários tiveram que pular o balcão para deixar o local. Muitos curiosos estavam na entrada da loja, mas foram afastados pelos agentes após a área ser isolada com fitas.
Foto do leitor
Relação
Segundo a major Marliza Neves, da comunicação da Polícia Militar, o autor do sequestro foi preso por lesão corporal no dia 28 de agosto e cumpre pena no regime semiaberto. Há dois dias, no entanto, não voltou para a prisão, em Benfica, na Zona Norte. "Eles são de Valença e ela foi encontrá-lo para convencê-lo a cumprir adequadamente a medida dele", disse.
Um dos filhos da mulher, Tiago, disse que ele e o irmão não aceitam o namoro desde que ele teria ido morar com ela em Valença, sul do Estado do Rio. Ele já teria a ameaçado anteriormente e estava preso por violência doméstica em Volta Redonda. Ele foi transferido para o Presídio de Benfica e teria saído da cadeia ontem (03). A mulher o reencontrou e ocorreu o sequestro.
Tiago disse que não via a mãe há cerca de três meses. Ele esteve no local com um dos sobrinhos da mulher e crê que o homem esteja em abstinência de drogas.
Em entrevista à TV Record, ele, que tem 33 anos, confirmou que o criminoso é namorado dela e que ele é envolvido com drogas.
"Ele usa drogas e álcool. Há alguns meses atrás, ameaçou de matá-la. Ele ficou um tempo preso e foi solto ontem. Eles reataram e ela veio visitá-lo", disse Tiago.