O Flamengo enfrenta o Fortaleza, neste sábado (05), às 17h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, com a missão de conquistar a primeira vitória em casa. São dois empates (com Grêmio e Botafogo) e uma derrota (para o Atlético-MG, na estreia). Para isso, o técnico Domènec Torrent barrou Gabigol, que vem de contusão, e escalou Pedro e Michael no ataque.
Após a vitória contra o Santos e a goleada contra o Bahia, o time rubro-negro está embalado e busca chegar mais perto dos primeiros colocados na tabela.
Torrent ainda não poderá contar com Diego Alves que, além da lesão, agora está com COVID-19. O jovem goleiro Gabriel Batista terá uma nova chance na equipe e poderá se redimir da falha do jogo passado. Gerson e Filipe Luís devem retornarão à equipe titular, bem como Willian Arão, que tem ficado na reserva, mas jogou de titular na rodada passada.
O Fortaleza está em uma campanha estável no Brasileirão. O clube cearense ocupa a 10ª posição na tabela e vem de derrota por 1 a 0 no clássico contra o Ceará. O técnico Rogério Ceni deve escalar a mesma equipe titular do jogo passado, com exceção do atacante Yuri César, que pertence ao Flamengo. O experiente Osvaldo poderá ocupar a vaga. A maior promessa de gol do Tricolor contra o Rubro-Negro é o centroavante Wellington Paulista, que possui três gols no campeonato.
Apesar de não começar jogando, Gabriel Barbosa fez gol nos últimos dois confrontos entre as duas equipes. Na sétima rodada do Brasileirão do ano passado, Gabigol deixou duas bolas na rede e o Flamengo venceu por 2 a 0; e na 26ª rodada, o atacante deixou o seu de pênalti, na vitória por 2 a 1. A única vitória do Fortaleza contra o Flamengo, no Maraca, foi há 17 anos (16/07/2003), na 19ª rodada do Brasileiro. A partida foi 2 a 0 para o Tricolor, com dois gols do atacante Vinícius. E a maior vitória do Rubro-Negro contra o Fortaleza foi em fevereiro de 1981, quando o Flamengo ganhou por 8 a 0, com cinco gols do centroavante Nunes. Ao todo, foram 14 jogos deste duelo. Sete vitórias para o Flamengo, cinco para o Fortaleza, dois empates e 45 gols realizados.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FORTALEZA
Local: Maracanã
Horário: 17h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro
Quarto Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Assistentes do VAR: Vinicius Furlan e Vitor Carmona Metestaine
FLAMENGO: Gabriel Batista; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão (Thiago Maia), Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro (Pedro Rocha) e Gabriel Barbosa. Técnico: Domènec Torrent.
FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Romarinho; David, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico Rogério Ceni.