TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Startup da Uerj cria aplicativo que informa locais de risco para Covid-19

Alunos de Engenharia da universidade estadual e pesquisadores da Fiocruz desenvolvem plataforma de geolocalização gratuita

Por Portal Eu, Rio! em 08/09/2020 às 10:00:00

A Wiiglo desenvolveu o Foursafe Covid-19,uma plataforma de impacto social, gratuita, colaborativa e de geolocalização, que irá oferecer informações para a população em tempo real Foto Divulgação Uerj

A Wiiglo – startup de base tecnológica da incubadora de empresas Phoenix, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – desenvolveu um aplicativo que informa locais com maior risco de contaminação pelo novo coronavírus. O Foursafe Covid-19 é uma plataforma de impacto social, gratuita, colaborativa e de geolocalização, que irá oferecer informações para a população em tempo real. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para a prevenção, ainda mais com a possibilidade de nova subida na curva da Covid-19. O grupo já fez o encaminhamento do App aos gestores da Play Store e da Apple Store, e espera que, em breve, o Foursafe esteja disponível para uso pelo celular.

Os sócios da startup e ex-alunos de graduação e mestrado em Engenharia da Universidade, Victor Azevedo e Daniel Morim, contaram com a colaboração dos pesquisadores Andréa Sobral, Reinaldo Souza-Santos e André Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz. Além deles, vários outros laboratórios de pesquisa da Uerj também contribuíram com o projeto. “É uma plataforma de informação, de proteção às pessoas. Tivemos a contribuição de diversos especialistas, como os pesquisadores da Fiocruz, que nos ajudaram na elaboração das perguntas e da matriz de risco”, explica o engenheiro Daniel Morim.

Os desenvolvedores destacam que o aplicativo armazena dados anônimos, apenas para fins estatísticos e de geração de modelos matemáticos para análise da situação. Eles explicam ainda que a ferramenta será importante para monitorar ciclos futuros de surtos e epidemias, ajudando a identificar, com antecedência, novos problemas desta natureza.

“O Foursafe Covid-19 tem relevância para o monitoramento de casos suspeitos e confirmados da doença, principalmente daquelas pessoas que não procuram uma unidade de saúde. Em um cenário de flexibilização do isolamento, será necessário identificar e monitorar novos casos para evitar outros ciclos de quarentena. Isso trará segurança ao usuário do aplicativo, que poderá avaliar o risco de contaminação nos locais próximos à sua casa, ao seu trabalho ou, até mesmo, no transporte que utiliza”, revela Victor Azevedo.

Aplicação original visava prevenção contra deslizamentos e alagamentos, frequentes no Estado do Rio

O Foursafe foi planejado e desenvolvido originalmente como plataforma de informação para proteção contra deslizamentos e alagamentos, com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). No fim do ano passado, a plataforma foi um dos projetos selecionados no II Desafio COR – Smart City, Smart People, que teve como tema a mobilidade urbana, promovido pelo Centro de Operações Rio (COR).

Além disso, a empresa também foi uma das finalistas ao prêmio de inovação INNXBR (Innovation By Brazil), de melhor startup brasileira na categoria de impacto social, com a plataforma original. Uma premiação em que as indicações são realizadas por parceiros de captação e avaliadas, de forma independente, por uma banca.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das cidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Wiiglo pretende realizar novas parcerias de cooperação técnica com prefeituras, para trazer mais inteligência à gestão por meio do Foursafe. “Contamos sempre com o embasamento técnico de especialistas em cada área para elaboração do aplicativo, por meio de parcerias estratégicas tanto no meio acadêmico como nos órgãos oficiais”, destaca Victor Azevedo.

O projeto foi também contemplado pelo edital do Programa de Iniciação Tecnológica (IT) de 2019.2 da Faperj. Entre as 146 propostas submetidas, a Wiiglo foi uma das 73 selecionadas e recebeu duas bolsas de iniciação tecnológica. No momento, o processo seletivo está aberto para preenchimento dessas vagas. Se você é graduando em Ciências Exatas (do 3º ao 8º período) envie um e-mail com o seu currículo e histórico para [email protected].

Fonte: Site da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.