Neste fim de semana, o bairro do Grajaú, na zona norte do Rio, comemorou 104 anos de idade. Para celebrar, a praça Edmundo Rêgo foi palco de shows e apresentações artísticas, além do "parabéns" coletivo cantado pelos moradores presentes. No sábado, uma missa na paróquia da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também homenageou a data.
O evento organizado pela Associação dos Moradores do Grajaú (AMGRA) aconteceu de sexta a domingo e reuniu atrações gastronômicas, encontros de veículos, oficinas de dança, música e pessoas apaixonadas pelo Grajaú.
"Comemoramos os 104 anos do Grajaú com uma festa muito especial, a altura do nosso bairro. Apostamos na cultura, na liberdade de expressão e na educação. Por isso, mesmo sem verba pública, preparamos um evento único,.valorizando artistas que começaram sua carreira aqui e outros novos talentos. Nosso palco foi feito com muito amor e carinho para a família grajauense", comemorou Nice Carvalho, presidente da AMGRA.
A advogada Ingrid Almeida moradora do bairro há quase 1 ano esteve presente e reforçou sua admiração pela localidade.
"Quando conheci o Grajaú fiquei apaixonada. Ele é bucólico e me remete às belezas do Rio antigo. Se todos os bairros da cidade oferecessem a estrutura das nossas ruas, certamente, viveríamos num Rio de Janeiro melhor", comentou Ingrid.
Para William Oliveira, residente no bairro há 59 anos, é sempre uma felicidade comemorar mais um ano de existência do Grajaú.
"Vivo por aqui desde a minha infância e daqui não quero sair. Temos um bairro residencial onde as pessoas se conhecem, convivem e se respeitam. Eu criei meus filhos no Grajaú e eles também aprenderam a amar o lugar que nasceram. Difícil é escolher outro endereço", afirmou William.
Fundado em 15 de agosto de 1914, o Grajaú é um dos bairros mais charmosos e tradicionais da capital carioca. Aos pés do Vale dos elefantes e Pico do papagaio, é o único da cidade que foi planejado. Hoje, além das suas belas ruas arborizadas e alguns casarões do século XX, possui um parque florestal aberto ao público e dois clubes de convivência.
O encerramento das comemorações será com o show do cantor Alex Cohen, a partir das 20h, no palco mundo da Praça Edmundo Rêgo