Mais de 100 pessoas participaram da Caminhada Ecológica, realizada na manhã deste domingo (19), no bairro de Santa Izabel em São Gonçalo na região Metropolitana do Rio. A atividade aberta ao público teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza e aconteceu no conjunto de cavernas de Santa Izabel, compostas por 22 minas, com aproximadamente dez mil metros quadrados de extensão, que foram desativadas após terem sido inundadas pela água de um lençol freático.
Cada caverna possui salões com mais de trinta metros de alturas e cem metros quadrados de comprimento, localizado entre a divisa das cidades de Maricá e São Gonçalo. O caminho que leva até as cavernas tem trechos íngremes, escorregadios e estreitos, mas vale apena cada sacrifício
Vânia Porto organizadora da caminhada fala como é importante iniciativas como essa.
"A caminhada é uma proposta de incentivar o turismo local e socialização entre as famílias, atentando a todos sobre a importância da preservação ambiental e a prática de exercícios. Outra questão é que o evento é sempre gratuito e paralelamente criamos uma ação solidária em prol de instituições que necessitam de alimentos, pois os participantes que podem doa um quilo de alimento”, relata Vânia.
A administradora do Centro de Treinamento Musashi Núbia Ezic Magalhães diz que a caminhada é terapêutica.
"Para mim, caminhar pelas cavernas é um momento que esquecermos da correria do dia a dia, passar um tempo de interação com pessoas novas, junto a natureza e cuidando não só do corpo, mas esvaziando a mente. Um passeio acessível a todos os tipos de pessoas independente do condicionamento físico, mas é claro sempre com cautela", afirma.