Familiares de 284 detentos estão desde a última quinta-feira (10/09) no complexo Penitenciário de Bangu à espera de seus filhos, maridos, netos e sobrinhos que já estão com decisão judicial permitindo a Visita Periódica ao Lar (VPL), mas que ainda não foram liberados.
A medida cautelar de cumprimento da sentença em casa havia sido permitida durante a pandemia. A data para retorno desses detentos ao sistema prisional foi prorrogada algumas vezes, e, no ultimo dia 10, sem que houvesse nova decisão prorrogando a VPL, e com receio de estarem descumprindo a lei, as famílias os levaram de volta para o presídio.
No mesmo dia, no entanto, a Defensoria garantiu que fosse suspenso o retorno deles junto à Vara de Execuções Penais, mas quando a decisão saiu, esses 284 detentos já haviam reingressado ao sistema. Essas famílias reivindicam agora que eles saiam novamente, como garante a decisão judicial.
Desde quinta-feira, os familiares estão na porta do presídio aguardando a soltura, muitas sem condições de comprar água e comida. Há idosos, inclusive. Como muitas são de outros municípios, decidiram ficar aguarndo a liberação, pois não teriam recursos para ir para casa e depois voltar para buscar os familiares. As famílias também receberam relatos de que os detentos estão acautelados em situação precária.
Ouça abaixo, no podcast do Portal Eu, Rio!, a fala da esposa de um dos detentos beneficiados pela medida cautelar.