TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Freixo confirma que não é candidato a prefeito após resistência no PSOL

Martha Rocha também anunciou que não retiraria candidatura em prol da união em torno de um nome na esquerda carioca

Por Portal Eu, Rio! em 13/09/2020 às 13:17:59

Renata Souza trabalhou com Freixo por 10 anos. Foto: Reprodução Rede Social

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), que havia desistido em maio de ser candidato à Prefeitura do Rio, chegou a avaliar nos últimos dias voltar à disputa eleitoral após as denúncias contra Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos). Ontem (12), ele confirmou que não voltará ao páreo.

A intenção esbarrou em divergências no próprio partido, que anunciou a candidatura de Renata Souza em convenção municipal. Desde que Freixo admitiu abrir diálogo para voltar à disputa, depois que um abaixo-assinado convocado por artistas pediu que reconsiderasse a desistência, nomes do PSOL e apoiadores do partido se opuseram à ideia, em defesa da candidata já anunciada. Uma das críticas era que trocar o nome já lançado seria incoerente com a defesa pelo PSOL de dar maior representatividade a mulheres e negros na política.

Ontem mesmo, Renata Souza fez publicação nas redes sociais reafirmando seu nome:

"Sou Renata Souza, tenho nome e sobrenome. Sou pré-candidata confirmada em Convenção Eleitoral pelo PSOL-RJ. Vou disputar o Rio de Janeiro com esperança, ousadia, firmeza, brilho nos olhos e com a certeza de que venceremos o ódio e a velha política".

Horas depois, quando deputados e vereadores do PSOL já haviam compartilhado o post de Renata, Freixo confirmou que abandonou a ideia de voltar à eleição.

"A candidata do PSOL à prefeitura do Rio é Renata Souza (...) Agradeço o abaixo-assinado feito pela sociedade civil pedindo que eu recuasse da minha decisão de não concorrer à prefeitura. Sempre estarei aberto ao diálogo para construir alianças para derrotar o bolsonarismo", escreveu.

O vereador Tarcísio Mota, considerado o puxador de votos do PSOL para a Câmara do Rio, havia manifestado apoio a Renata Souza:

"O PSOL tem candidaturas decididas em convenção. Reconhecemos o desejo de amplos setores da sociedade que já em 2020 tenhamos expressões de unidade política em candidaturas eleitorais, mas isso não pode ser feito de forma artificial apagando processos estabelecidos. Seguimos construindo a candidatura de Renata Souza", escreveu

O deputado federal David Miranda fez coro:

— A candidatura da Renata foi construída na cidade, nas favelas e dentro do partido, o que a legitima para a disputa nas urnas.

Em maio, quando anunciou que não concorreria, Freixo aponto a dificuldade de construir uma frente unificada de partidos de esquerda era o principal motivo de sua decisão. Confirmada ontem como candidata do PDT à prefeitura do Rio, Martha Rocha disse que não haveria chance de retirar seu nome mesmo se Freixo voltasse a concorrer:

- O Freixo precisava resolver intermamente no PSOL essa questão antes de pedir publicamente a união das esquerdas — disse Martha, reforçando que sua candidatura não será retirada.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.