Várias ações vão marcar, neste sábado (19), o Dia Mundial de Limpeza no Peró. Paralelamente ao início do monitoramento das areias da praia, que tem 7,2 quilômetros de extensão, voluntários vão fazer a limpeza de trechos da orla e das trilhas do Morro do Vigia. As ações vão obedecer as normas das autoridades sanitárias e começam às 8h junto ao mastro da Bandeira Azul. A trilha do Morro do Vigia é aberto a todos, mas com controle de grupos.
O programa de monitoramento da areia é chamado Kobocollet, que permite fazer análise estatística por amostragem de uma área: serão recolhidas amostras no trecho certificado, na área urbana do Peró; na Praia das Dunas; e, no Pontal do Peró. Na Praia das Dunas, serão colocadas placas, produzidas pelo artesão César Dias, com informações sobre espécies típicas da região.
- Para evitar aglomeração, os trilheiros vão limpar pequenos quadrados na área da Bandeira Azul. Depois seguiremos para o Morro do Vigia, passando pela Cabana dos Pescadores. O objetivo é ajudar na conservação deste paraíso – disse a guia Keilla Florindo.
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa a promover a mobilização de voluntários para a limpeza das suas cidades, bairros, praias, parques e praças. No Dia 19, mais de 1809 países estarão mobilizados 24 horas para a limpeza.
As campanhas de limpeza na Praia do Peró através de voluntários começaram há pouco mais de dez anos, através do Ondas do Peró, integrado por surfistas e jovens do bairro. Até um secretário de estado, Cláudio Magnavita, participou de uma das campanhas. Toneladas de microlixo foram retiradas da areia. Os comerciantes do bairro também participam. No sábado, o Supermercado Tucano vai doar as sacolas; a Sorveteria da Praia doará água mineral; guias da Ecotour vão organizar a limpeza da areia e da trilha; e, o ambientalista Ernestro Galiotto fará a cobertura fotográfica.
- O Peró vem sendo muito elogiado pelos turistas na questão da limpeza. A equipe de limpeza da Comsercaf é eficiente e os moradores e veranistas têm colaborado. Precisamos levar esta mensagem aos jovens, sobretudo aos estudantes – sugeriu José Antonio Moreira, da Sorveteria da Praia.