O jogo Flamengo e Independiente Del Valle, pela Libertadores, terminou em 5 a 0 para a equipe equatoriana. A altitude não foi a única culpada pelo fracasso Rubro-Negro. O péssimo futebol apresentado pelos jogadores também foi um dos motivos da goleada. Com essa derrota, o Flamengo permanece na segunda colocação do Grupo A.
Domenèc Torrent optou por começar a partida com Bruno Henrique no banco de reservas, dando a oportunidade para Diego. O Flamengo iniciou com o esquema 4-1-4-1: Arão isolado como volante; Gerson e Diego jogando como meias ofensivos centralizados; Arrascaeta e Éverton Ribeiro nas pontas; e Gabigol na frente.
O setor defensivo das duas equipes foi o principal destaque dos primeiros minutos de jogo. Foram poucas as chances claras de gol. Aos três minutos, o atacante Gabriel Torres cobrou uma falta, mas César conseguiu a defesa. Já aos 16, o zagueiro Zegovia arriscou um chute forte de fora da área, e o goleiro flamenguista defendeu mais uma, no meio do gol. O Rubro-Negro não ofereceu muito perigo para a defesa do Del Valle.
O time equatoriano marcou seu primeiro gol aos 40 minutos, com Moisés Caicedo. No lance, o volante fez um corta-luz e recebeu uma grande assistência de Gabriel Torres, chutando forte, no canto direito de César. A bola ainda tocou na trave antes de balançar as redes. O primeiro tempo terminou com 59% de posse de bola para o Del Valle e 41% para o Flamengo.
O segundo tempo para o Flamengo foi como um filme de terror. Logo aos três minutos, o lateral Preciado passou por três marcadores, recebeu o passe de Murilo e chutou colocado, de fora da área. A bola entrou no ângulo.
Aos 12 minutos, o Del Valle marcou o terceiro gol com o artilheiro Gabriel Torres. Em um contra-ataque, o atacante recebeu e chutou colocado no canto esquerdo de César.
O Flamengo viu a equipe de Quito próximo de marcar o quarto, em novo chute de Gabriel Torres, de fora da área, que bateu no travessão.
Mas o quarto gol do Del Valle veio aos 35 minutos, com o atacante Jhon Sánchez, um belo gol de letra após assistência de Caicedo.
O resultado ficou ainda pior para o Flamengo quando o time equatoriano marcou o quinto gol com Caicedo, aos 46. O lateral esquerdo fez o dele de fora da área, após bela troca de passes.
Não só pelo placar, foi a pior partida da equipe Rubro-Negra em 2020. O Flamengo foi envolvido pelo Del Valle durante toda partida e não conseguiu apresentar perigo ao goleiro adversário.
FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 5 X 0 FLAMENGO
Local: Estádio Casa Blanca, Quito - Equador
Data: 17 de setembro de 2020
Horário: 21h (Brasília)
GOLS: Moisés Caicedo (40min 1ºT); Preciado (03min 2ºT); Gabriel Torres (12min 2°T); Jhon Sánchez (35min 2°T); Beder Caicedo (46min 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Preciado; Willian Arão; Bruno Henrique
CARTÕES VERMELHOS: Gustavo Henrique; Preciado
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Pinos; Preciado, Schunke, Segovia e Beder Caicedo; Pellerano, Moisés Caicedo e Faravelli (Mera); Guerrero (Jhon Sánchez), Murillo (Ortíz) e Gabriel Torres (Montano). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.
FLAMENGO: César; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Gerson (Thiago Maia), Diego (Bruno Henrique), Arrascaeta (Pedro) e Éverton Ribeiro (Michael); Gabriel Barbosa. Técnico: Domènec Torrent.