A Primavera começou hoje (22). A chegada da nova estação no Rio foi marcada pelo tempo mais ameno. O dia amanheceu na cidade hoje sob chuva e estágio de atenção.
São esperadas temperaturas mais frias para a estação. O inverno vai embora deixando o sol escondido, com dias cinzentos e chuvosos nesta reta final — mudança que contribuiu para amenizar os efeitos da chegada da fumaça das queimadas do Pantanal. O cenário é diferente das temperaturas elevadas e o céu limpo que marcaram a estação, que teve registro de 40,4 graus em 12 de setembro na estação de Santa Cruz, segundo o AlertaRio.
A expectativa é de aumento da umidade na Região Sudeste, onde o tempo tem sido quente e seco, de acordo com o Climatempo, se mantendo ao longo da estação. As chuvas tendem a ser mais frequentes no sul do estado em outubro, passando a pancadas no mês seguinte. Também em novembro as temperaturas devem ficar mais próximas da média. Com a proximidade do verão, a previsão para dezembro é de termômetros marcarem temperaturas mais elevadas.
Chuva Preta
As chuvas, além de trazerem um refresco para as altas temperaturas até este sábado, amenizaram o efeito da fumaça do Pantanal no Rio. A expectativa era de que a fuligem transportada desde o centro-oeste do Brasil pudesse gerar a "chuva preta", em que partículas da precipitação e desta poluição se misturam, alterando a cor da água.
Este cenário ocorreu no sul do país, mas no Rio de Janeiro foi aliviado pela melhora da qualidade do ar. A fumaça tem sido transportada em direção à região sudeste desde o fim da semana passada. A fumaça avançou para São Paulo, na sexta-feira, e agora para o Rio. Mas como começou a chover, houve uma melhora da qualidade do ar carioca e não foi percebida a chegada do material particulado