O Rubro-Negro terá um duelo complexo, fora de casa, contra o Barcelona de Guayaquil nesta terça-feira (22), às 19h15 (Brasília). Domènec Torrent vem sofrendo pressão da torcida, por conta dos resultados negativos da equipe, principalmente, após a derrota de 5 a 0 no último jogo contra o Del Valle.
Para o jogo de hoje, o técnico Rubro-Negro terá nada menos que 11 desfalques: Diego Alves e Pedro Rocha, que nem viajaram por conta da lesão; Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego, Vitinho, Michael e Bruno Henrique, que estão contaminados pelo novo Coronavírus; Gustavo Henrique, pela expulsão no último jogo, e Gabigol, que sentiu uma lesão na coxa. Se o Flamengo vencer, estará mais perto de sua classificação para a próxima fase.
Nesse cenário e com poucas opções, quatro jovens jogadores do Flamengo tiveram que viajar às pressas para o Equador. São eles: João Lucas, Guilherme Bala, Nathan e Rodrigo Muniz. Dos quatro, apenas o lateral João Lucas deve ser o titular na partida de hoje. Já o Barcelona é um time que está bem no Campeonato Equatoriano, em 3º lugar, porém, em uma péssima campanha na Libertadores. A equipe de Guayaquil foi derrotada em todos os jogos da fase de grupos até agora: 3 a 0 para o Independiente Del Valle; 3 a 0 para o Flamengo e 2 a 1 para o Junior Barranquilla.
A situação é a seguinte: se o Barcelona perder essa partida para o Rubro-Negro hoje, estará, praticamente, eliminado da Libertadores, tendo em vista que esse jogo é o último em casa. Além de ter que vencer, de goleada, as próximas partidas, terá que contar com a derrota do Flamengo nos próximos dois jogos e com a derrota do Junior Barranquilla na partida contra o Del Valle. Ou seja, o Flamengo terá pela frente, hoje, uma equipe que vai jogar pelo tudo ou nada.
E mais: será a primeira partida do Rubro-Negro contra o Barcelona fora de casa. O único jogo existente entre as duas equipes, ocorreu no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Libertadores, onde a equipe carioca venceu por 3 a 0, com gols de Gabigol, Bruno Henrique e Gustavo Henrique. Nessa partida, de 11 de março de 2020, o Flamengo ainda era comandado pelo técnico Jorge Jesus.
Hoje (22), o clube informou que o médico Márcio Tannure e Juan Santos, integrante do departamento de futebol, apresentaram sintomas da Covid-19. Os dois passaram por testes e o resultado foi positivo. Os profissionais estão isolados na concentração do Flamengo em Guayaquil.
De acordo com o protocolo médico previsto no regulamento, a comissão médica da Conmebol dará suporte ao Flamengo na partida de hoje. O clube terá dois fisioterapeutas no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA SC X FLAMENGO
Local: Estádio Monumental Isidro Romero Carbo - Guayaquil, Equador
Horário: 19h15 (Brasília)
Árbitro: Diego Haro
Assistentes: Jonny Bossio e Michael Orue
BARCELONA SC: Javier Burrai; Byron Castillo, Darío Aimar, William Riveros e Gustavo Vallecilla; Gabriel Marques, Bruno Piñatares, Fidel Martínez e Michael Arroyo; Damián Díaz e José Angulo (Jonatan Álvez). Técnico: Fabián Bustos
FLAMENGO: César; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Gerson, Thiago Maia, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Pedro. Técnico: Domènec Torrent.