O Botafogo começa a sua jornada no returno do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (22), diante do Palmeiras, às 21h, no Allianz Parque, tentando se livrar de um incômodo jejum de vitórias no torneio que já dura há quatro jogos. Antes da derrota para o Atlético-MG, no último domingo, o alvinegro vem de dois empates e uma derrota, respectivamente, para Paraná, Santos e Internacional. A última vitória foi diante da Chapecoense há quase um mês, no dia 26 de junho, quando bateu os catarinenses por 1 a 0, no Nilton Santos.
Nesse meio tempo, a contratação do técnico Zé Ricardo e a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana parecem ter dado novo ânimo ao Glorioso, que terminou o primeiro turno do Brasileiro na 12ª colocação, com 22 pontos conquistados.
"Acho que passamos por um momento difícil, com troca de treinadores e mexeu um pouco com a nossa cabeça. O Zé chegou, organizou o time e temos tudo para melhorar nesse segundo turno. Sofremos também aquele gol no fim contra o Paraná, acontece, são coisas do futebol. Agora temos que virar a chave e pensar em evoluir", afirmou o meia Matheus Fernandes durante na coletiva de imprensa realizada depois do treino, na manhã desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos.
O atleta de 20 anos e que foi criado nas divisões de base analisou ainda mais o momento do clube.
"É o momento para paramos para pensar no que estamos fazendo e treinar um pouco mais. Não temos como escolher, todos os times dão trabalho. Temos perdido alguns jogos para esses times da parte de cima, mas agora temos que mudar a chave. O nosso trabalho faz acreditar. Não posso duvidar do nosso trabalho. Contra o Atlético, tivemos oportunidades, mas não convertemos em gols. Temos que seguir aproveitando que as coisas vão acontecer", aposta Matheus Fernandes.
Adversário não sofre gols há sete jogos
Embalado desde a volta do técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras não sabe o que é sofrer gols há sete jogos, algo que não acontecia no clube desde 1992.
"O Felipão chegou e disse que queria consertar a casa, a defesa, mas não só a defesa como a parte defensiva do time. Hoje, todos ajudam, até os atacantes. Isso facilita para nós ali atrás. A gente conversa sobre isso, temos a mentalidade de que, se não tomarmos gol, consequentemente faremos um gol pela qualidade que o time tem", afirma o lateral esquerdo Diogo Barbosa.
No primeiro turno, Botafogo e Palmeiras empataram por 1 a 1, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X BOTAFOGO
Local: Estádio Allianz Parque, em Sao Paulo (SP)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
PALMEIRAS: Weverton, Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Willian, Dudu e Miguel Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
BOTAFOGO: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Matheus Fernandes, Luiz Fernando, Renatinho e Leonardo Valencia; Rodrigo Aguirre (Brenner ou Rodrigo Pimpão). Técnico: Zé Ricardo.