Mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, o Botafogo decepcionou na derrota para o Grêmio por 3 a 1 nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro chegou a empatar em 1 a 1 no primeiro tempo, mas não resistiu à organização tática e domínio da equipe gaúcha.
Com o resultado, Botafogo permanece com 18 pontos e segue fora da zona de rebaixamento, enquanto o Grêmio ganha posição na tabela e chega à décima colocação com 20 pontos.
O jogo começou movimentado. Logo no primeiro minuto, Caio Alexandre aproveita rebatida da defesa do Grêmio e chuta rente à trave.
O Grêmio reage aos 6 minutos. Após cobrança de escanteio, Alisson domina na entrada da área e chuta em cima do goleiro Diego Cavalieri
Enquanto o time alvinegro joga compactado na defesa, o Grêmio troca passes no campo de ataque. Aos 15 minutos, Rhuan toca para Matheus Babi, que estica para Pedro Raul. O camisa 9 tenta um toque de calcanhar, mas pega mal na bola dentro da área.
Mesmo saindo mais para o jogo, o Botafogo tem dificuldade de se livrar da pressão do Grêmio.
Aos 33 minutos, Diego Souza lança Robinho na direita. O camisa 18 cruza para cabeçada de Alisson, que escora para Diego Souza marcar.
O Botafogo responde aos 40 minutos. Victor Luis cobra falta na área. A bola desvia em Pedro Raul e Matheus Babi chega para finalizar e empatar o jogo.
O Grêmio volta para o segundo tempo mais ofensivo. Aos 2 minutos, Diego Souza recebe de costas e rola para Pepê finalizar de perna esquerda e desempatar.
Aos 6 minutos, Diego Souza faz falta em Guilherme Santos e o árbitro entende que foi falta violenta, consulta o VAR e expulsa Diego Souza.
A equipe gaúcha pressiona. Aos 20 minutos, Victor Ferraz lança Pepê que chuta para marcar.
O Botafogo ensaia uma reação aos 22 minutos. Kevin cruza na área. A bola sobra para Rhuan, que chuta rente ao travessão.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 x 1 BOTAFOGO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA - SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA - SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Matheus Henrique, Maicon e Rodrigues (GRE); Guilherme Santos e Matheus Babi (BOT)
Cartões vermelhos: Diego Souza (GRE)
Gols: Diego Souza (1-0, 34'/1ºT), Matheus Babi (1-1, 42'/1ºT), Pepê (2-1, 2'/2ºT), Pepê (3-1, 20'/2ºT)
GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Rodrigues, Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva 32'/2ºT); Alisson, Robinho (Isaque 10'/2ºT), Pepê (Bruno Cortez 41'/2ºT); Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Sousa (Kelvin 41'/2ºT), Victor Luís; Caio Alexandre (Kalou 23'/2ºT), Rentería (Keisuke Honda/Intervalo), Guilherme Santos (Cícero 12'/2ºT); Matheus Babi, Pedro Raul, Rhuan (Lecaros 23'/2ºT). Técnico: Bruno Lazaroni.